Em todo relacionamento que construímos com outras pessoas, precisamos nos comunicar para nos compreender. A empresa, pessoa jurídica, não é uma pessoa, mas é constituída por pessoas e também precisa disso. Esse é o propósito da comunicação interna.
No relacionamento com os colaboradores, às vezes será necessário repassar informações sobre a missão da empresa, valores e visões, novidades e atitudes.
Além de outros temas mais específicos, como treinamento, feedback ou os objetivos de cada setor.
Tudo isso faz parte da comunicação interna de uma empresa. Nesta publicação você conhecerá seus objetivos e por que está investindo nessa vertente, bem como as principais tendências e novidades nessa área.
- Vamos entender primeiro o que é comunicação interna:
- Entenda os objetivos da comunicação interna:
- Vantagens de investir em comunicações internas
- Desenvolvendo Relações Interpessoais
- Reduzir a rotatividade de empregos
- Produtividade aumentada
- Resposta rápida à crise
- Qual é a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
- Tendências da comunicação interna para a sua empresa
Vamos entender primeiro o que é comunicação interna:
É uma área de comunicação que tem como objetivo transmitir informação e conhecimento aos seus colaboradores de forma assertiva.
Para isso, a área de RH necessita de um plano de comunicação interna com ações integradas, que possibilite o intercâmbio entre as diferentes áreas do ambiente da empresa.
Com a documentação e centralização das informações em um único ambiente, a comunicação interna traz diversas vantagens para as empresas, como:
- Reduz rumores e mensagens fantasiosas sobre a empresa e funcionários;
- Facilita a indução e adaptação de novos colaboradores;
- Aumenta a produtividade interna tornando os funcionários mais envolvidos na empresa;
- Mais positividade para o ambiente de trabalho;
- Fortalece a relação de confiança entre a empresa e os colaboradores;
- Aumenta a satisfação do funcionário.
Entenda os objetivos da comunicação interna:
Os objetivos da comunicação interna dependem dos objetivos que a empresa pretende alcançar e das estratégias traçadas pelo RH. É importante compreender que a comunicação não se trata apenas de divulgar as notícias, mas também de como isso é feito.
Os elementos de comunicação incluem também os meios utilizados, o momento e quem fez a potência do anúncio. Crie entusiasmo, organize um evento para anunciar as notícias, crie entusiasmo para o tópico.
Tudo isso faz diferença quando queremos comunicar algo. Se o assunto a ser tratado for bem tratado, é possível aumentar a satisfação dos colaboradores com as novidades da empresa.
Vantagens de investir em comunicações internas
Há uma grande diferença entre notificar os funcionários sobre as novidades e mudanças da empresa por e-mail e realmente investir em comunicações internas. O investimento pode ser em diferentes formatos, plataformas, recursos e ações específicas.
Mas por que é benéfico ir mais longe na comunicação interna da sua empresa? Dê uma olhada nos principais:
Desenvolvendo Relações Interpessoais
Investir em comunicação também depende da integração entre setores e pessoas. Com um fluxo centralizado de informações que une diferentes partes da empresa, os departamentos podem estar mais conectados e entender o que está acontecendo em cada um deles.
Reduzir a rotatividade de empregos
A motivação e o reconhecimento no ambiente de trabalho são fortes indicadores de que sua equipe está satisfeita e se sente valorizada. Portanto, planejar medidas que visem o bem-estar dos colaboradores é um dos grandes diferenciais da comunicação interna.
Por meio de uma ferramenta para esse fim, é possível observar e compreender o comportamento do seu público e prever cenários Criando um Plano Estratégico de Comunicação.
Produtividade aumentada
Conforme mencionado anteriormente, investir no bem-estar de sua equipe é importante porque pode ajudá-lo a ser mais produtivo. Para isso, é preciso conectar os profissionais com a empresa e incentivá-los a fazer a sua parte.
Para transmitir na empresa a empresa e a importância de cada um para o alcance dos resultados esperados.
Resposta rápida à crise
Transparência é a chave para um negócio próspero. Uma ferramenta de comunicação interna é uma ótima alternativa para manter o canal aberto de diálogo com sua equipe. Isso pode ser feito por meio de uma televisão da empresa.
Também facilita a visualização da situação da empresa em tempo real e torna o comprometimento dos profissionais na resolução de uma crise. Finalmente, alguém pode oferecer uma sugestão de melhoria e feedback.
Qual é a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
Muitos confundem comunicação interna e marketing interno. No entanto, esses são conceitos diferentes. Conforme já mencionado, a comunicação interna visa transmitir informações específicas sobre a empresa, como treinamentos e notícias.
No caso do endomarketing, as medidas desenvolvidas visam construir um relacionamento com o colaborador e facilitar a integração entre os departamentos de apoio financeiro.
Atua aproximando os colaboradores da empresa, contribuindo para a satisfação dos colaboradores e reduzindo o absenteísmo.
Tendências da comunicação interna para a sua empresa
Atualmente está claro que a comunicação interna nas empresas está mudando. Como mencionado anteriormente, a maneira como você se comunica também é muito importante.
O mundo está se tornando cada vez mais digital e novas formas de comunicação estão afetando as pessoas nas empresas.
Desta forma, as novidades do mundo da comunicação e entrega de conteúdos já chegaram à comunicação interna.