Com a concorrência, cada vez mais crescendo no mercado, é importante que as pessoas façam investimentos em marketing pessoal para conseguir se destacar. No entanto, para ter resultados eficientes é importante saber o que e marketing pessoal e como executá-lo.
A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” tem muita relação com o marketing pessoal.
Se destacar perante muitas pessoas não é uma tarefa simples, mas com algumas dicas é possível se diferenciar em um mercado de trabalho competitivo e ter boas oportunidades.
É importante criar estratégias que ajudem a te deixar no protagonismo. Mas a grande pergunta é: por onde começar? o que deve ou não ser evitado?
Entender melhor o conceito de marketing pessoal é o caminho para ter mais destaque, alcançar uma boa audiência e assim ter mais chances de sucesso.
- O que é marketing pessoal?
- Para que serve o marketing pessoal?
- Marketing pessoal X Personal branding
- Por que o marketing pessoal é relevante?
- Vantagens em fazer marketing pessoal
- Ajuda a divulgar o seu trabalho
- Constrói a autoridade
- Reduz as etapas no ciclo de vendas
- Potencializa a carreira
- Aumenta a base de clientes
- Dicas para a implementação do marketing pessoal
- Defina os seus objetivos
- Potencialize suas habilidades de comunicação
- Tenha uma presença no digital
- Desenvolva uma identidade
- Dedique-se a fazer um networking online e offline
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que visam criar uma percepção positiva a respeito de um indivíduo, fazendo com que a pessoa se destaque no seu segmento de trabalho.
Basicamente, é fazer com que o público enxergue a pessoa como autoridade em um determinado assunto e assim evidenciar suas atividades e ações.
Isso não significa mentir para a audiência, mas sim gerenciar a imagem para que as pessoas absorvam os aspectos que você deseja e alguns atributos pessoais.
Não se trata apenas de ganhar visibilidade a qualquer custo, mas sim utilizar técnicas que ajudam a construir uma imagem de relevância e autoridade.
Para que serve o marketing pessoal?
O marketing pessoal, quando bem executado, pode ajudar os profissionais a construírem uma carreira de sucesso no segmento que deseja, seja em uma consultoria tributária ou em outra área.
Ao investir em valorizar as suas habilidades em diferentes aspectos, este método permite a conquista de um bom cargo em uma empresa, um aumento ou até a sonhada promoção.
Independente do segmento em que você atua, o marketing pessoal tem um papel importante em vários momentos da sua carreira.
Marketing pessoal X Personal branding
Quando as pessoas divulgam o seu trabalho, visando a valorização das suas próprias competências, isto é um marketing pessoal. Ao promover o seu nome como se fosse uma marca, isto é chamado de personal branding.
É fundamental estabelecer essas diferenças, já que são técnicas que funcionam com diferentes métodos.
O marketing pessoal é focado na exposição dos indivíduos e suas grandes características.
Já o personal branding, envolve um trabalho focado na terceira pessoa, por exemplo, um escritório virtual.
As duas técnicas são excelentes estratégias e muito interessantes para o profissional que quer gerar valor, pois são abordagens que se distanciam da famosa autopromoção.
A chamada autopromoção se refere a ações não estratégicas que geram prejuízos a longo prazo para quem investe nelas.
Sendo assim, o marketing pessoal e o personal branding são diferentes da autopromoção, porque geram conhecimentos, além de valorização que pode motivar os profissionais.
Por que o marketing pessoal é relevante?
A relevância do marketing pessoal vai muito além da percepção positiva do público.
Essas técnicas podem ajudar a transformar positivamente os negócios de automatização industrial, entre outros negócios e carreiras, independente do tamanho da empresa ou do nível profissional no qual a pessoa se encontra.
No mercado há diversos exemplos de marketing pessoal que podem inspirar os indivíduos a investir nas técnicas.
Ter sucesso na carreira não depende apenas de talento e competência profissional em relação às tarefas que executa diariamente.
Para se destacar, é importante encontrar formas inteligentes de divulgar o seu próprio valor pessoal e qualidades, considerando os resultados e as experiências obtidas ao longo da carreira.
Na prática, o marketing pessoal visa ajudar a distinguir os profissionais que exercem funções parecidas, com o mesmo nível de competência, mas alguns levam uma vantagem por saberem se mostrar no mercado.
Vantagens em fazer marketing pessoal
Aos que ainda tem dúvidas se realmente vale a pena investir no marketing pessoal, venha conhecer algumas vantagens que podem ajudar na decisão.
As principais vantagens consistem em:
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Ajuda a divulgar o seu trabalho
O marketing pessoal é uma excelente opção para mostrar ao mercado o que você sabe fazer.
O modo de alcançar mais visibilidade é através de ações que fazem com que a visão de potenciais clientes se voltem para o seu trabalho. Ao ter aumento no alcance, novas oportunidades surgem naturalmente.
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Constrói a autoridade
Uma possibilidade interessante do marketing pessoal é a autoridade que pode ser construída.
Os indivíduos podem se mostrar como especialistas e assim facilitar vários objetivos como educar o mercado, fidelização dos clientes e incentivo às vendas.
Este tipo de ação ajuda a construir bons relacionamentos e gerar confiança no público com relação aos profissionais e negócios de máquina de fazer velas preço, por exemplo.
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Reduz as etapas no ciclo de vendas
Quem trabalha com marketing sabe que quanto menor o ciclo de vendas, menores são os gastos do empreendimento.
Quando os consumidores confiam precocemente no indivíduo, o processo de tomada de decisões se torna mais simples e rápido.
Deste modo, as etapas que formam o funil de vendas se tornam reduzidas e isso acelera a jornada do cliente.
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Potencializa a carreira
Engana-se quem imagina que uma promoção é conquistada apenas com um trabalho duro. A realidade é que o marketing pessoal é fundamental para acelerar o processo de desenvolvimento pessoal, além de ajudar a fortalecer a carreira.
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Aumenta a base de clientes
Ao se tornar conhecido, e isso é, ser percebido como um profissional confiável diante do mercado, a tendência é que mais pessoas comecem a procurar o indivíduo em busca de boas soluções como um seguro de carros valor.
Isso é algo positivo, principalmente se estiver relacionado aos produtos e serviços que a empresa comercializa.
O marketing pessoal é um dos principais recursos no momento de realizar uma prospecção ativa.
Dicas para a implementação do marketing pessoal
Ao entender o conceito, a importância e as vantagens do marketing pessoal, é importante conhecer algumas dicas para implementá-lo da melhor maneira para ter resultados promissores.
Dicas que podem ajudar são:
Defina os seus objetivos
Definir seus objetivos e metas é o primeiro passo. O que você deseja á ser promovido, aumento de salário, entre outros. A partir disso, é possível traçar o que é necessário para atingir o que se deseja.
Pesquisar informações e conversar com pessoas que já conquistaram os objetivos que você almeja é uma maneira de entender, por exemplo, se é preciso fazer uma qualificação ou algo mais específico para chegar lá.
Potencialize suas habilidades de comunicação
A habilidade de comunicação é fundamental para conquistar os objetivos e metas definidos.
Um ponto importante é se monitorar para conseguir se expressar corretamente no ambiente de trabalho em uma assistência técnica Rinnai, por exemplo, assim você consegue evitar o uso de gírias.
Se a sua área tiver jargões específicos, você pode aprender a dominá-los para utilizá-los corretamente.
Nas atividades na parte escrita, usar corretores e ferramentas online são formas de elaborar bons e-mails e documentos, sem erros ortográficos.
Tenha uma presença no digital
Ter uma presença online é importante para que os clientes possam encontrar o profissional/empresa rapidamente.
Atuar no online ajuda a ter uma perspectiva favorável e que permite criar alguns atalhos para conseguir os objetivos.
Sendo assim, é interessante investir em canais como redes sociais, blogs e sites. No universo corporativo, negócios B2B (Business to Business), por exemplo, podem explorar o Linkedin, uma rede social muito relevante no âmbito profissional.
Há outras plataformas que ajudam em algumas funções consideradas mais específicas no marketing digital, por exemplo, o Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Youtube, entre outras que podem ser úteis para os profissionais e empresas de filme stretch.
Desenvolva uma identidade
A identidade visual é algo importante para as pessoas assim como para identidade visual. No caso dos indivíduos, ao invés de um logotipo e alguns elementos visuais, entra o nome, a apresentação, a voz, os trejeitos e outros recursos que compõem a imagem individual.
Sendo assim, é interessante investir na sua imagem para conseguir bons resultados. Ter um fotógrafo para tirar fotos bem profissionais e caprichar na oratória, habilidades sociais e outros pontos importantes pode fazer muita diferença nos ganhos.
Dedique-se a fazer um networking online e offline
As Relações pessoais são consideradas um dos pilares do marketing pessoal. O modo como você expande a sua rede de contatos é uma maneira de conseguir excelentes oportunidades de prospecção de potenciais clientes.
Investir em interações online e offline é um jeito de conseguir excelentes resultados para sua carreira, além de ajudar a empresa de piso de concreto polido.
Pode parecer pouco, mas as pessoas que dão atenção a essa questão do networking podem aumentar as oportunidades e a segurança de fechar bons negócios e aumentar o sucesso da carreira.
Criar conteúdo relevante, adquirir mídia, ser comprometido, mostrar que você consegue resolver problemas e entregar valor, aprender a trabalhar em equipe, ser empático e simpático são algumas das dicas que ajudam no marketing pessoal.
Desta maneira, os investimentos em marketing pessoal são formas dos profissionais e empresas terem um diferencial e se destacar no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.