O marketing digital e marketing tradicional são recursos muito importantes para os negócios, pois ajudam no crescimento e sucesso.
Para usufruir o melhor dos dois métodos, é importante entender as diferenças, benefícios e como cada um pode contribuir para bons resultados nos negócios.
O processo de escolha sobre qual a melhor maneira de divulgação para a sua empresa não é uma tarefa fácil, pelo contrário, exige bastante estudo a respeito do mercado, pesquisas sobre o público-alvo e um bom planejamento.
Contudo, de modo prático, a aplicação de ambas pode ser bastante vantajosa para grande parte das empresas.
A criação e implementação de estratégias de marketing eficazes é algo ainda mais complexo para pequenas e médias empresas, que possuem um orçamento limitado e poucos profissionais na equipe para ajudar no processo.
Com o crescimento da internet, há pessoas que defendem a ideia de que apenas os investimentos em marketing digital são o suficiente para gerar resultados aos negócios. Em partes, isso pode ser bem verdade, devido a segmentação e facilidade no orçamento.
Contudo, ainda é necessário ter ações impressas para muitos processos de atração e retenção de público.
Por outro lado, há os que pensam que o marketing tradicional ainda é o melhor. No entanto, os custos podem ser mais elevados, principalmente considerando grandes mídias como televisão e jornais.
Cada uma destas opções possui suas vantagens e pode atingir públicos diferentes, além dos custos que podem variar. Por esse motivo, é fundamental compreender as necessidades, público e objetivos do negócio em particular.
Nesse contexto, para uma escolha mais efetiva, também é importante conhecer as possibilidades disponíveis e o que cada uma representa realmente.
Isso porque somente após uma análise de cada uma das opções será possível decidir qual a melhor estratégia para a fabricante de amaciante ou para o restaurante vegano que deseja posicionar seu negócio no mercado.
Afinal, seja o marketing digital ou o tradicional, cada um funcionará para um objetivo ou negócio, tendo suas práticas para conquistar o público-alvo de forma certeira. Acompanhe a seguir e descubra qual tem mais potencial para aumentar suas vendas.
- O que é marketing tradicional?
- O que é marketing digital?
- Diferenças entre marketing tradicional e marketing digital
- Divulgação das mensagens
- Análise de resultados
- Segmentação de campanhas
- Velocidade na produtividade
- Interação com o público
- Investimentos necessários
- Marketing tradicional X Marketing digital: Qual escolher para os seus negócios?
- Vantagens do marketing tradicional
- Benefícios do marketing digital
O que é marketing tradicional?
O marketing tradicional é aquele que usa os meios clássicos de comunicação para divulgar mensagens e promover um produto ou serviço, por exemplo, anúncios em rádio, TV, mídia impressa, entre outros.
Possui uma abordagem bem direta, interrompendo o cliente com mensagens sobre a solução da empresa, enquanto ele assiste à TV, escuta o rádio, lê o jornal ou vê um vídeo na internet.
Por conta disso, envolve peças publicitárias e custos de exibição em mídias de comunicação, sendo que os investimentos para promover ações de marketing tradicional tendem a ser mais altos.
Um ponto que os empreendedores precisam se lembrar é que o processo de medição dos resultados das estratégias de marketing tradicional são mais difíceis de serem realizado.
Isso porque exige que se pergunte aos clientes se a compra de uma esquadria de alumínio sob medida, por exemplo, foi motivada por um anúncio e em qual canal a publicidade foi vista.
Outro método de análise são formulários com perguntas sobre “como ficou sabendo da marca”. Ainda assim, os dados podem não ser muito precisos para melhorias na comunicação.
Outras ações de marketing tradicional que merecem destaque são:
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- Anúncios em outdoors;
- Ações em panfletagem;
- Ligações de telemarketing;
- Merchandising em lojas físicas.
Estas ações ainda recebem grandes investimentos atualmente e há empresas que apostam neste tipo de marketing para alcançar um maior volume de pessoas que podem ser potenciais clientes.
O que é marketing digital?
Já o marketing digital consiste em um conjunto de atividades que pessoas ou empresas podem executar online, visando atrair novos negócios, criar um bom relacionamento e desenvolver uma identidade de marca.
As estratégias mais utilizadas consistem em SEO (Search Engine Optimization), uma espécie de otimização das páginas para melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa nos buscadores, marketing de conteúdo, inbound marketing, entre outras.
Neste modelo pode haver mais personalização dos materiais, bem como a mensuração pode ser feita com mais precisão, considerando os dados colhidos durante a navegação no site da empresa, por exemplo.
Diferenças entre marketing tradicional e marketing digital
Ao entender os dois conceitos de marketing, é importante saber as principais diferenças entre eles e os resultados proporcionados, pois, ao entender os pontos semelhantes e diferentes, é mais fácil decidir qual o melhor método de marketing para o seu negócio.
Divulgação das mensagens
No marketing tradicional, a mensagem é divulgada de modo interruptivo, com a expectativa de criar um certo interesse no seu futuro cliente, mesmo que ele não esteja tão focado em procurar as soluções que o seu negócio tem a oferecer.
Já no marketing digital, o cliente é atraído pela marca, que se mostra à disposição dos leads (potenciais clientes) para solucionar dúvidas e problemas do dia a dia, explicando assinatura digital como fazer, por exemplo.
Os clientes alcançam a marca de forma “voluntária”, graças ao inbound marketing, conhecido popularmente como marketing de atração.
Essa é uma excelente estratégia no digital, pois cria relevância e autoridade, além de promover novos contatos interessados na solução da marca.
Análise de resultados
No marketing tradicional, o processo de análise de dados é feito após a veiculação dos anúncios e exige a realização de pesquisas pós-compra com os clientes.
No marketing digital é diferente, pois permite o acompanhamento dos resultados em tempo real e possibilita ajustes em um tempo hábil.
Deste modo, é possível que os empreendedores de leitor RFID acompanhem quantas pessoas visualizaram os anúncios e mensagens e quantas realmente fizeram aquisição dos produtos e serviços após esse contato.
Segmentação de campanhas
Para conquistar o público-alvo da sua empresa com ações de marketing tradicional, é necessário confiar na relevância dos canais de comunicação que comprou o espaço de divulgação, fundamentando-se nas informações do meio e considerando as características do público dessas mídias e o quão semelhantes são ao público do seu negócio.
Sendo assim, a mensagem será compartilhada para pessoas que não necessariamente fazem parte do seu público-alvo, sendo transmitida considerando um maior volume de receptores da mensagem.
Ou seja, visa garantir que uma alta parcela de potenciais clientes sejam alcançadas pelas mensagens devido a alta audiência do canal utilizado.
No marketing digital isso é diferente. Para conquistar o público-alvo os empreendedores podem se basear nas informações disponíveis online, que podem ajudar a alcançar os clientes de forma mais qualificada, direcionando as campanhas para os canais de maior interesse e parceiros que fazem sentido para as ações da marca.
Deste modo, é possível aumentar a taxa de conversão e o ROI (Retorno Sobre Investimento) das estratégias de marketing que são elaboradas para divulgar, por exemplo, um curso NR 10.
Afinal, por ter um público mais segmentado, o investimento necessário em campanhas pagas, por exemplo, tende a ser mais acessível.
Velocidade na produtividade
A produção das peças que são veiculadas no marketing tradicional costumam ser mais lentas, já que depende de vários fatores que ajudam a garantir a veiculação.
Os anúncios impressos, por exemplo, precisam ser feitos com antecedência. Já os spots e VTs precisam de autorização das rádios e TVs.
No marketing digital é totalmente o oposto. Assim que o texto dos anúncios e a arte ficam prontos, já podem ser disponibilizados online, demandando aprovação apenas do pagamento, no caso de campanhas pagas – o que tende a levar até 3 dias, conforme o tipo de pagamento.
Interação com o público
Com as estratégias de marketing tradicionais é quase impossível que ocorra uma interação entre a empresa e os clientes.
Para conseguir ouvir a todos, seria necessário ter uma plataforma de atendimento e contratar profissionais para ter uma equipe focada em atender as ligações, algo que gera custos altíssimos em manutenção.
Já no marketing digital não há limitações como esta, pois o site e as redes sociais de empresas como de cursos de AVCB bombeiro podem ser utilizadas como ferramentas de publicidade e também de comunicação entre o negócio e o público.
Investimentos necessários
No marketing tradicional os custos e veiculação são mais altos, algo que impede que as pequenas e médias empresas possam investir neste método.
No marketing digital, os valores são acessíveis e permite que qualquer empresa possa investir na opção, adequando o orçamento às necessidades e objetivos.
Marketing tradicional X Marketing digital: Qual escolher para os seus negócios?
Cada negócio possui diferentes objetivos e são eles que podem influenciar na escolha de qual tipo de marketing será utilizado.
Uma campanha de marketing que combina estratégias do marketing tradicional e digital também pode ser avaliada, sendo uma opção bastante atrativa.
Deste modo, a empresa consegue reforçar a marca da empresa em vários meios e atinge um público ainda maior e qualificado.
A comunicação e identidade deve ser a mesma em todos os meios para que o cliente possa se lembrar da sua marca e a reconheça nos diferentes canais.
Ter presença em vários meios ajuda a aumentar a credibilidade da empresa, já que mesmo com novas tecnologias, há pessoas que não confiam na internet.
Uma maneira de melhorar ainda mais as estratégias de marketing do seu negócio é elaborando um estudo sobre os clientes para entender melhor por qual meio eles são mais impactados e assim investir capital neste modelo para potencializar os resultados.
Antes de decidir qual opção de marketing utilizar, é importante analisar todas as possibilidades, assim é possível tomar decisões mais assertivas.
Vantagens do marketing tradicional
Este é o marketing que a maioria das pessoas conhece, com ações que abrangem desde grandes anúncios na TV até panfletagem em semáforos e a realização de cartões fidelidade.
Embora tradicionais, essas técnicas não deixaram de ser utilizadas e algumas empresas continuam investindo neste método devido aos altos resultados que geram.
Algumas das vantagens do marketing tradicional consistem em:
- Grande alcance sem o acesso à internet;
- Material com excelente duração;
- Alta visibilidade;
- Atinge públicos mais diversos e em maior volume;
- Comunicação impressa/tradicional é considerada mais “real”;
- Se as campanhas forem bem executadas, podem repercutir online;
- Permite a distribuição de brindes em espaços físicos.
- Reforça a identidade da marca junto a outros públicos.
Benefícios do marketing digital
No marketing digital as ações de comunicação são feitas totalmente no ambiente digital (site, redes sociais, mobile, blogs, entre outros meios digitais).
O objetivo é divulgar produtos e serviços como digitalização de documentos de forma constante e mais próxima do público.
Para isso, diversas ações podem ser realizadas, como: envio de SMS marketing (mensagem de texto), publicações nas redes sociais e em blogs, e-mail marketing, publicidade em sites, entre outros.
Por conta dessa versatilidade e custos mais acessíveis – bem como a facilidade de segmentação – o marketing digital tem ganhado espaço nos últimos anos.
As empresas podem investir nessa opção considerando benefícios como:
- Alcance qualificado;
- Mais segmentação;
- Mensuração e acompanhamento de resultados em tempo real;
- Rapidez na criação e divulgação de campanhas;
- Ajustável, permitindo corrigir estratégias em tempo hábil para otimizar os resultados;
- Alto poder de viralização;
- Permite a criação de conteúdos de qualidade.
Portanto, as duas opções de marketing (tradicional e digital) são excelentes métodos para divulgar produtos e serviços, indo desde materiais cotidianos como peças de roupas até serviços especializados como vasectomia preço, tornando a empresa mais conhecida para o público e promovendo a autoridade na área de atuação, possibilitando ampliar os ganhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.