Assim como todo empreendedor, você também busca uma maneira sadia de como se destacar no seu negócio, saindo na frente da concorrência e se tornando a escolha ideal para os clientes e todo o mercado que ele agrega.
Afinal, entre as diversas responsabilidades como empreendedor, você precisa pensar em como expandir sua empresa, e como ela pode se destacar dos concorrentes, mantendo-a competitiva e crescendo de forma sustentável.
Inserido em um mercado em que ser diferente significa ter mais chances de sobreviver e obter investimentos e financiamentos, ter um diferencial único está entre os aspectos mais importantes que você pode fazer pelo seu negócio.
Encontrar seu ponto de diferença exclusivo de venda de galpões de lona, por exemplo, ajudará você a equipar sua organização com uma forte proposta de valor.
Isso é o que o diferencia instantaneamente dos concorrentes, fatores que podem ser valorizados a partir do marketing, dada a relevância que tem para expandir os negócios, deixar a marca registrada junto ao público-alvo e se colocar à frente da concorrência.
Tenha uma proposta de valor válida
Sua proposta de valor deve ser informada rapidamente aos clientes, destacando o que você faz, como faz e qual é a missão, ou seja, porque você o faz e como isso se relaciona com as necessidades do público.
É a partir dessas causas e valores que é possível demonstrar como você é diferente e, até mesmo melhor, do que empresas semelhantes em seu espaço para aquele público específico.
Na prática, a proposta de valor é o que vai fazer com que seu público se identifique com o seu negócio, passando a consumir e sendo fidelizado.
Neste ponto é preciso considerar que esse diferencial não será, necessariamente, os recursos reais do seu produto.
Com isso, a maneira como você entrega seu serviço, formaliza parcerias com uma empresa de paisagismo para o espaço, promove experiências no local e na entrega, se relaciona com o consumidor ao longo da jornada e pós-compra, e reforça suas causas é que destacará a marca para o público.
Exemplos de proposta de valor fortes podem ser apresentadas em diferentes formatos, entre os quais:
- Automatização de fluxo de atendimento;
- Garantia estendida;
- Novo padrão de pagamento;
- Reconhecimento de qualidade.
Todas essas possibilidades são reconhecíveis em empresas que se destacam dentro dos respectivos mercados, seja por causa da marca consolidada, ou pelo posicionamento perante a sociedade e o relacionamento com a comunidade como um todo.
Isso especifica o que torna uma empresa única, propondo responsabilidades sólidas por meio de pontos que ajudam os clientes a entender o que é único em sua marca.
Formalize uma rede de atendimento treinada
Contratar uma equipe de trabalho devidamente treinada é importante em diferentes níveis, promovendo valor para o público no atendimento e realizando as atividades diárias com propriedade.
De fato, os funcionários devem ocupar os devidos cargos para ajudar a empresa de porta de enrolar automática a crescer, por exemplo.
Além disso, uma equipe que se orgulha de trabalhar com a sua marca e que divulga proativamente ações por meio de canais particulares online é um grande bônus.
Aproveitar as redes sociais da sua equipe pode ajudar a destacar sua empresa da multidão, pois ajudam a divulgar os produtos, serviços e demais soluções para uma variedade maior de pessoas.
Contudo, o maior destaque dessa ação é que os profissionais contribuem para a formação da imagem da marca, compartilhando valor intangível, como causas e investimentos.
Membros de equipe dedicados são embaixadores naturais para sua empresa, e também podem fornecer suporte ao estarem atentos quanto aos feedbacks positivos e negativos online, e com um treinamento adequado, podem responder de forma rápida e adequada.
Vendas e suporte ao cliente
Equipes que vão além em busca pela satisfação e felicidade do cliente também podem ajudar a destacar uma empresa na multidão.
Um estabelecimento com uma abordagem agradável e uma equipe amigável tem uma vantagem imediata, seja prestando serviço para substituição de peças para máquina de lavar ou ao realizar reuniões para a proposta de um software para outros empreendimentos.
Por esse motivo, o suporte prestado e treinamentos quanto à identidade e amistosidade necessários durante o atendimento devem estar dentre as propostas de como destacar seu negócio perante a concorrência.
Os clientes querem se sentir ouvidos e compreendidos pelas empresas que apoiam, e podem ter feito uma grande aposta ao fazer negócios com a sua marca.
Para validar isso, é preciso encontrar maneiras de tornar as pessoas bem-sucedidas usando seu produto e verificar maneiras de apoiá-las para que a experiência com a marca seja a mais tranquila e memorável possível.
Isso pode ir de ações simples como fazer o check in com um telefonema pessoal ou e-mail para garantir que os clientes estejam satisfeitos com seu plano e serviço, até a garantia de planos de fidelização e benefícios em renovação de serviços ou novas compras.
Também é uma tática inteligente para aumentar sua taxa de retenção e conversão de clientes, podendo incentivar indicações de assinantes para os boletins informativos de e-mail marketing ou indicações a novos potenciais consumidores.
O elemento da conexão humana está no centro do crescimento do seu negócio. É isso que tornará sua marca única.
Se você tem um péssimo atendimento ao cliente e as pessoas se afastam de você com uma experiência ruim, você também se destaca, eventualmente, mas por todos os motivos errados.
Por isso é preciso prestar atenção ao treinamento da equipe de tempos em tempos, para garantir que todos estão em uma mesma sintonia quanto a valorização da marca, assim como a visão e os objetivos traçados.
Conheça o diferencial da sua concorrência
Embora você não deva ficar obcecado com seus concorrentes, é sempre bom verificar o que está acontecendo ao redor.
Conhecer os pontos de diferença de sua concorrência pode ser particularmente útil para determinar sua diferenciação competitiva e como abordar isso junto ao público.
As empresas iniciantes que utilizam atuador pneumático na linha de produção podem destacar esse fato como um diferencial para se posicionar no mercado.
Contudo, para que a proposta realmente tenha valor, é necessário que os concorrentes realmente não utilizem tal tecnologia, ou que o façam de forma diferente da proposta por sua fábrica.
Vale ressaltar neste ponto que a concorrência parte de outros empreendimentos diversos, indo desde concorrentes diretos, como aqueles que criam soluções semelhantes, ou de empresas bem estabelecidas que têm uma vantagem inicial mas que apresentam apenas algumas soluções ou fornecedores semelhantes.
Por isso é importante avaliar os diversos graus de concorrência para compreender como será melhor posicionar sua marca e quais os pontos fortes do empreendimento.
Observar o que seus concorrentes estão fazendo bem pode ajudá-lo a descobrir novas ideias para sua própria empresa e diferenciação competitiva.
Verificar sites e fóruns de avaliação, por exemplo, permite descobrir os pontos mais fracos dos produtos e serviços de seus concorrentes, dando a você uma vantagem competitiva em seu mercado, melhorando suas próprias deficiências com base nesses feedbacks.
A marca é uma parte importante de diferenciação
Invista algum tempo e capital na criação de uma estratégia de marca e um guia de voz.
As empresas com imagens, tom e mensagens consistentes em todos os canais de marketing têm mais chances de se destacar e ressoar com seus clientes-alvo, fortalecendo a comunicação e a marca.
Não apenas isso, mas investir em um estilo de marca desde o planejamento de um negócio de cortinas blackout, por exemplo, economiza tempo e dinheiro mais adiante, ainda mais quando se trata de treinar novos contratados e criar conteúdo.
Em determinados segmentos, as empresas não fizeram produtos que são tão diferentes de qualquer um dos outros bens de consumo disponíveis em sua área de atuação.
É a maneira como eles se comunicam com os clientes e aproveitam o ponto de diferença que faz com que essas empresas se destaquem da multidão.
Para isso, é fundamental criar marcas agradáveis, com as quais as pessoas queiram fazer negócios. Nesse sentido, é preciso fazer a criação de um documento independente que unifique a:
- Linguagem;
- Missão;
- Proposta de valor;
- Voz editorial.
Isso garante que todos os membros da equipe e contratados terceirizados estejam na mesma página quando estiverem projetando, desenvolvendo e escrevendo.
Não importa quantas pessoas entrem ou saiam de sua empresa, seu guia estará lá para ajudá-las a permanecer alinhadas com seu objetivo e pontos de diferença.
Marketing digital diferencia sua marca
Destacar-se da multidão não significa seguir o mesmo caminho que todo mundo segue. Em vez disso, crie um ponto de diferença definido, deixando sua própria criatividade solta em sua marca.
Sendo assim, encontre maneiras de trabalhar com influenciadores e sites relevantes para alavancar seu público, quando se trata de marketing digital, que realmente promovam valores e causas semelhantes ao que a sua empresa defende, alcançando um público mais adequado e que também se identifiquem com o negócio.
Essas parcerias contribuem com a divulgação da marca e ajudam a “espalhar” a mensagem da empresa para públicos relevantes que você não alcançaria facilmente.
Seja criativo nas redes sociais divulgando promoções, vídeos e parcerias interessantes. Esses elementos reforçarão a identidade e permitirão alcançar mais potenciais clientes, sendo grandes diferenciais para sua marca.
Lembre-se que não tem que ser tudo sobre publicidade. O relacionamento de valor nessas plataformas é crucial.
Um fator importante é quanto ao site corporativo, ou mesmo a loja virtual.
É preciso que essas ferramentas digitais reforcem a identidade, sejam rastreáveis e de fácil navegação. Afinal, atuarão como uma ponte para o público, sendo muitas vezes a primeira impressão de um negócio.
O design e a redação ruins devem ser evitados a todo custo, portanto, vale a pena se esforçar para criar uma experiência de usuário simplificada e o apoio profissional nessa etapa pode ser determinante para o resultado alcançado.
Um diferencial, mesmo que o direcionamento siga para o digital, é procurar por ideias também no mundo real e, muitas vezes, integrar os ambientes se mostra uma oportunidade bastante atrativa criando um diferencial em relação à experiência com a marca.
Por exemplo, um banner na rua pode despertar a curiosidade sobre uma campanha da marca, direcionando os transeuntes para viver uma experiência junto a marca no ambiente digital. Isso pode promover uma memória agradável e que auxiliará em processos futuros de venda.
Anúncios de televisão, promoções de lojas de varejo, distribuição de ecobag personalizada em eventos de networking e feiras corporativas também propiciam uma perspectiva sobre diferentes maneiras de promover e comercializar sua empresa.
Conclusão
Fazer o seu negócio se destacar na multidão pode parecer cada vez mais desafiador. No entanto, ao investir em uma identidade forte e ser fiel à sua proposta de valor e causas que defende despertará o interesse de um público cada vez mais qualificado.
Por isso, trabalhar os diferenciais e a proposta de valor também se torna cada vez mais necessário para estar sempre um passo à frente.
À medida que o mercado se expande, seja no comércio ou junto aos fabricantes de máquinas e equipamentos industriais, os fundadores e profissionais de marketing precisam alavancar todas as partes móveis de seus negócios para sobreviver.
Criar uma marca forte e memorável, ao mesmo tempo em que reforça uma empresa agradável, com disposição para o atendimento, sendo um negócio com o qual os clientes desejam fazer negócios, ajuda a criar seu ponto de diferença, destacando seu estabelecimento no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.