Negócios e Política

Como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma modalidade que assegura os erros de uma empresa. Afinal, todos somos sujeitos a falhas, mas quando se trata do campo profissional, todo cuidado é pouco. Em outras palavras, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional trata de irregularidades, não intencionais, como em um procedimento, roubos ou perdas de documentos de um local que assegurou os cuidados com os objetos, ou fissuras em obras. Neste artigo mostraremos em detalhes como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, suas modalidades, contratação, e muito mais. O que é Seguro de Responsabilidade Civil Profissional? O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é um tipo de contrato que protege as empresas contra prejuízos financeiros causados por proce

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Gestão de reclamações de clientes: como ser assertivo?

De acordo com relatório da Proteste!, o ano de 2020 teve um aumento de 66% de reclamações de clientes comparado com o ano anterior. Os setores que dominaram esse índice foram bens de consumo, serviços financeiros, telecomunicações e serviços postais. Com números tão expressivos, como fazer a gestão de reclamações de clientes de forma correta? Afinal, por mais que seu atendimento seja excelente, uma hora ou outra alguma queixa irá surgir. Adiantamos que nem toda objeção ocorre  devido a um problema do produto ou serviço. Em algumas ocasiões, é o cliente que está com dificuldade e precisa de orientação. Portanto, fazer gestão e tratamento de reclamações proporcionará à sua empresa a oportunidade de evitar uma série de reclamações. Mas antes de entrar nesse assunto, como lidar com es

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Como lidar com clientes insatisfeitos? 7 dicas + métricas

Não tem como fugir: toda empresa tem clientes insatisfeitos e precisa saber como lidar com eles.  Quer queira, quer não, não existe uma fórmula mágica para agradar a todos. Por isso, é necessário saber o que fazer em cenários de insatisfação para evitar perder os consumidores que não estão felizes com a marca. Um relatório da Zendesk mostra que 50% dos clientes mudariam para uma empresa concorrente após apenas uma experiência ruim. O número vai para 80% caso a situação negativa ocorra mais de uma vez. E não existe apenas o risco da mudança para o concorrente: esses clientes insatisfeitos também podem se tornar detratores.  Ou seja, é fundamental aprender como lidar com as insatisfações, sejam elas com a empresa, atendimento ou produto. Continue lendo! Como lidar com cliente

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Método DISC para vendedores: descubra como identificar o perfil comportamental dos seus vendedores

A metodologia DISC classifica as pessoas em 4 tipos de acordo com algumas características comportamentais: Dominância (Dominance); Influência (Influence); Estabilidade (Steadiness); Conformidade (Conscientiousness). Esse método foi criado com o objetivo de identificar e compreender o perfil comportamental de cada indivíduo considerando as suas características mais predominantes e o ambiente em que ele está inserido. Aplicando o DISC para o perfil de vendedores, é possível entender melhor o comportamento desses profissionais e criar um cenário que seja favorável para eles e que permita extrair o que seus vendedores têm de melhor. Neste artigo, vamos explicar como você pode usar a ferramenta DISC para compreender o perfil dos vendedores e oferecer condições que contrib

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Modelo de avaliação de desempenho de funcionários: 5 opções para promover a melhoria contínua e formar equipes mais fortes

Qual modelo de avaliação de desempenho de funcionários você utiliza na sua empresa? Para promover uma eficiente gestão de pessoas, é extremamente importante mensurar e analisar a performance dos colaboradores. Afinal, se você não souber se eles estão atingindo suas metas, será inviável descobrir o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. A partir disso é que será possível identificar necessidades de treinamento e capacitação, traçar planos de desenvolvimento de talentos e promover a melhoria contínua. Por meio de avaliações periódicas, a empresa passa a ter maior controle sobre o desempenho dos funcionários e pode efetuar os ajustes necessários para construir equipes mais fortalecidas e capacitadas. Para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui 5 opções de modelo de

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Afiliado precisa emitir nota? Confira a resposta e todos os motivos!

Uma dúvida bastante recorrente entre as pessoas que começam a trabalhar com marketing de afiliados é: afiliado precisa emitir nota fiscal ou não? Respondendo diretamente essa pergunta, sim, o afiliado precisa emitir nota fiscal. Essa regra é válida tanto para quem trabalha como pessoa física quanto para quem atua como pessoa jurídica. Uma vez respondido esse questionamento, a dúvida seguinte é: para quem emitir a nota fiscal, para a plataforma ou para o produtor? Para responder a essa pergunta é preciso ponderar sobre a dinâmica de um programa de afiliados que, basicamente, é: o produtor cria um produto digital e o disponibiliza em uma plataforma de vendas. Feito isso, ele pode vender diretamente para o público, ou ter afiliados que fazem a venda para ele. No segundo caso, fica

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Diferenciais para o seu currículo no mercado de trabalho

Infelizmente, é comum que os empregadores recebam centenas de pedidos de emprego. Portanto, eles não têm muito tempo para revisar cada currículo ou percorrer o labirinto de dados sobre o candidato para encontrar as informações nas quais estão interessados. Com o COVID-19 o mercado ficou mais competitivo é você precisa inicialmente ter um diferencial para chamar atenção do seu recrutador, por isso confira as dicas a seguir. Por causa disso, currículos mal redigidos muitas vezes excluem a chance de um emprego dos sonhos. O que você deve dar atenção especial no seu currículo para convencer o empregador da sua candidatura e encontrar um bom emprego? Este artigo é uma coleção de dicas e respostas simples para as perguntas a seguir. Afinal, o que é um currículo? Não é à toa que o títu

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O que é comunicação interna?

Em todo relacionamento que construímos com outras pessoas, precisamos nos comunicar para nos compreender. A empresa, pessoa jurídica, não é uma pessoa, mas é constituída por pessoas e também precisa disso. Esse é o propósito da comunicação interna. No relacionamento com os colaboradores, às vezes será necessário repassar informações sobre a missão da empresa, valores e visões, novidades e atitudes. Além de outros temas mais específicos, como treinamento, feedback ou os objetivos de cada setor. Tudo isso faz parte da comunicação interna de uma empresa. Nesta publicação você conhecerá seus objetivos e por que está investindo nessa vertente, bem como as principais tendências e novidades nessa área. Vamos entender primeiro o que é comunicação interna: É uma área de comunicação que t

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Saiba Agora as Diferença entre o Inventário Judicial e o Inventário Extrajudicial

O inventário é um processo que ocorre após o falecimento de uma pessoa, fazendo um levantamento de todo o patrimônio e direitos deixados para os herdeiros do falecido. Após a morte, deve ser feita uma lista onde devem estar inclusos todos os bens que serão transmitidos a esses herdeiros por meio da partilha. Este processo de inventário é obrigatório e tem como objetivo formalizar a transmissão de bens do falecido. O prazo estipulado por lei para a abertura de um inventário é de 60 dias a partir do momento do falecido. Se os familiares demorarem mais tempo que isso para darem início ao processo, pode ocorrer imposição de multa de caráter tributário. Legalmente, há duas modalidades de inventário: Judicial e Extrajudicial. Para ambos os casos, será necessário que os herdeiros escolham u

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Ferramentas de CRM: saiba a importância de usar em seu negócio

A fidelização de clientes pode ser uma das vantagens quando se trata da aplicação de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) dentro das estratégias corporativas de uma empresa.  Para adaptar a estratégia da melhor forma possível à realidade de cada empresa, o mercado oferece 4 tipo de CRM que podem ser aplicados, sendo eles: Analítico; Colaborativo; Estratégico; Operacional. A Gestão de Relacionamento com Clientes, em tradução livre de CRM, consiste na aplicação de um software personalizado para a empresa, com objetivos distintos, de modo a otimizar o contato do cliente com diferentes setores. Entretanto, as estratégias de marketing estão associadas à gestão de vendas, propiciando eficácia em setores operacionais.  Com isso, é possível compartilhar m

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