A concorrência entre as empresas é cada vez maior e se dá em diferentes espaços, demandando um diferencial no mercado para se destacar e atrair a visibilidade dos clientes. Para alcançar esse diferencial, várias técnicas podem ser empregadas. Por isso, neste artigo, falaremos sobre o uso do Marketing para evidenciar seu site.
A era digital chegou com força, sendo necessária uma adaptação de lojas físicas, que precisam se inserir no meio digital. Do mesmo modo, houve um intenso surgimento de lojas virtuais e e-commerce, para isso estratégias e técnicas de venda foram aperfeiçoadas.
O meio digital atrai as empresas porque muitos usuários e clientes buscam informações sobre as empresas e consultam produtos e serviços por meio da internet, trazendo diversas oportunidades para alcançar e converter esses usuários.
Por exemplo, se o cliente necessita de uma assessoria contábil Goiânia, provavelmente ele irá consultar no Google ou buscar nas redes sociais uma empresa que atenda às suas necessidades.
Até mesmo antes de saber da necessidade de contratar a assessoria tal pessoa pode estar pesquisando sobre a contabilidade para sanar dúvidas acerca desse processo e, assim, encontrar com a empresa e optar pela contratação.
Mas, não basta apenas para as empresas terem um site ou até mesmo marcarem presença nas redes sociais.
É importante conhecer e investir em técnicas que aumentem a visibilidade de sua marca, assim como que tragam um diferencial competitivo no momento do cliente buscar um determinado produto ou serviço.
É a partir daí que as técnicas de marketing surgem para aumentar a visibilidade do seu negócio, tornando seu site e suas redes sociais ainda mais atraentes para os clientes, seja para um negócio de venda de salgados personalizados ou para uma grande loja varejista, trazendo excelentes resultados para a empresa.
Confira a seguir quais são as principais estratégias que podem ser aplicadas para evidenciar o negócio.
Estratégias que aumentam a visibilidade de sua marca
O marketing trabalha com estratégias que ajudam a divulgar uma marca, produto ou serviço.
Assim, uma das principais ações que essa estratégia pode contribuir no meio digital para que uma empresa aumente o número de clientes, assim como suas vendas, é fazer com que seja “achada” pelos clientes por meio do Google.
O Google é uma importante ferramenta de busca, na qual os clientes procuram os mais variados temas, dúvidas e produtos, o que tornao ambiente propício a iniciar uma tratativa/conversão.
Por exemplo, o cliente pode pesquisar por “fermentador auto refrigerado 300 litros” e com isso identificar uma empresa que pode fornecer esse item, após verificar que é realmente uma necessidade.
A grande questão neste contexto é que sua empresa tenha um bom rankeamento na plataforma, aparecendo nas primeiras colocações da página quando um potencial cliente fizer uma pesquisa que se relacione com a área de atuação da marca, trazendo mais visibilidade e relevância.
Isso é importante porque atrai maior visibilidade dos clientes, além de fazer com que os clientes possam ser direcionados para sua página de escolha, que pode ser uma rede social ou site.
Além disso, o cliente pode ter acesso ao seu endereço e localização, assim como telefone para contato. Assim, para ter um bom ranqueamento no Google é preciso:
- Utilizar as técnicas de SEO;
- Investir em marketing de conteúdo;
- Integrar o site com as redes sociais;
- Investir em um bom site;
- Realizar anúncios por meio do Google Ads.
Além disso, é importante que a empresa tenha bons profissionais da área do marketing, ou conte com uma empresa especializada, pois estes podem orientar sobre as técnicas de SEO, assim como outras estratégias importantes para atender as necessidades específicas do negócio.
Confira mais detalhes acerca de alguns dos aspectos levados em consideração para um bom ranqueamento do google nos tópicos a seguir.
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SEO
Basicamente, essa técnica visa otimizar a escolha das palavras-chaves que são utilizadas nos textos digitais, assim como que serão pesquisadas pelos clientes na internet.
Por exemplo, o cliente pode pesquisar “caixa térmica grande 100 litros”, ou escrever sem a acentuação correta.
Existe, portanto, um trabalho de pesquisa que verifica quais são as principais palavras-chaves utilizadas pelos clientes para aplicar nas campanhas e alcançar bons resultados.
Essa otimização das palavras-chaves é importante porque quanto mais próximo você estiver da escrita do seu cliente, mais chances do seu anúncio aparecer.
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Marketing de conteúdo e redes sociais
A segunda dica sobre o marketing de conteúdo tem relação com a integração do seu site com as redes sociais.
Essa integração é válida porque o cliente pode buscar sua empresa em diferentes plataformas, mas independentemente do ambiente, é fundamental oferecer um conteúdo que tenha qualidade.
Inclusive, é nesse sentido que o marketing de conteúdo surge como uma técnica que trabalha um texto que seja relevante para o público-alvo, apostando em um título atrativo, intertítulos e uso de listas para facilitar a visualização do conteúdo, dentre outras técnicas para qualificar o material para atrair e informar os potenciais clientes.
Investir em marketing de conteúdo é importante porque diariamente o cliente está em contato com vários produtos, serviços e frases de anúncios.
Com isso, o seu anúncio e texto precisam ter um diferencial, sendo fundamental apostar em um conteúdo que tenha qualidade.
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Otimização de site
Outro elemento que também precisa ter qualidade é o seu site. Afinal, de nada adianta investir em uma campanha ou anúncio para aumentar a visibilidade do seu site se as páginas apresentarem um carregamento lento, impactando na experiência do usuário e sua fidelização.
Além do design e velocidade, o site precisa ser seguro diante do ataque de vírus, protegendo a empresa e os usuários. Inclusive, o Google também valoriza as páginas que sinalizam os certificados de segurança, visto que valoriza a segurança e boa experiência dos internautas.
Outro fator levado em consideração é a boa adaptação diante do uso no celular, ou no computador, se adequando às diferentes telas sem prejudicar a navegação.
Ou seja, é importante integrar a ideia de criar um site com a qualidade do seu carregamento, segurança, acessibilidade e usabilidade.
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Uso de ADS
Por fim, para quem deseja investir em anúncios pagos para melhorar o seu ranqueamento no Google, é bastante interessante investir no Google Ads.
Pense que você possui uma empresa de administração de condomínios residenciais e que deseja aumentar a carteira de clientes, aparecendo com um melhor ranqueamento no Google.
Para isso, é possível usar o Google Ads para criar uma campanha personalizada, com tempo de duração e orçamento delimitados pela marca e que podem ser ajustados ao longo da campanha.
Tal ação facilita a localização quando existem buscas semelhantes a área de atuação da marca, ou mesmo durante a navegação em páginas distintas, quando o comportamento demonstra que esse usuário é um potencial consumidor.
Assim, a marca fica em evidência com facilidade e qualidade, por meio de orçamentos mais otimizados e com um período de resposta mais curto.
Para criar a campanha o cliente pode escolher o público-alvo, assim como a localização desse público, as palavras-chaves usadas em buscas, interesses possíveis e o valor médio disponível para ser gasto por dia.
Ao criar a campanha, o Google também apresenta relatórios com o número de visualizações e cliques por dia, de onde são as pessoas que acessaram o anúncio, além de informações sobre as palavras-chaves que mais chamaram a atenção.
Essa é uma forma bastante interessante de fazer com que a empresa tenha uma elevada visibilidade e de forma mais segmentada e efetiva, também avaliando melhor o comportamento do público.
Com isso, tem-se mais chances de gerar leads, que são os clientes em potencial, e convertê-los com qualidade.
Descubra como a métrica de autoridade evidencia seu negócio
Quando se cria uma campanha voltada à área do marketing, é impossível não falarmos sobre as métricas utilizadas para verificar a efetividade dessas ações. Afinal, o objetivo dessas métricas é justamente verificar o desempenho da campanha e verificar quais as características que podem ser melhoradas e quais devem ser preservadas.
Desse modo, com as métricas, é possível indicar elementos como:
- Visualização do anúncio;
- Curtidas na página;
- Número de ligações;
- Horário com maior acesso;
- Tipo do público;
- Engajamento por meio de comentários;
- Taxas de conversão.
Além disso, consegue-se visualizar os produtos com maior saída ou que são mais pesquisados, como uma máquina de decapar fios e cabos, assim como ter uma noção do gerenciamento financeiro da sua campanha.
Nesse contexto, uma métrica bastante importante para aumentar a visibilidade (e entender essa relevância do negócio) é a métrica de autoridade.
Na prática, quando falamos sobre a métrica de autoridade e trabalhamos com um conteúdo com técnicas de SEO e de marketing de conteúdo, é importante que a empresa saiba qual é a relevância da página diante da concorrência e é possível avaliar qual a classificação da página para o Google e internautas.
Ou seja, a métrica de autoridade contribui para otimizar os sites, assim como os conteúdos para uma melhora na posição do Google.
Para isso, de modo que a avaliação seja mais qualificada, alguns elementos precisam ser avaliados, sendo os principais a qualidade dos links disponibilizados na página, o tempo de duração de carregamento da página, tempo de permanência dos internautas, grau de confiança diante dos clientes e a quantidade de material publicado.
Ou seja, para ser relevante e ter uma boa qualidade a empresa precisa pensar na parte técnica do seu site também, incluindo as estratégias de marketing.
Mas quais são os benefícios de analisar as métricas de autoridade e melhorá-las ao longo do tempo?
Imagine que sua empresa trabalha no ramo B2B, com a venda de vidrarias de precisão para outras empresas.
Contudo, tanto as empresas como os consumidores finais são cada vez mais exigentes e necessitam de empresas que sejam uma autoridade no mercado.
Por isso, se o conteúdo que o site oferece é ruim, provavelmente o Google não facilitará o ranqueamento nas primeiras posições da página durante uma busca.
Ou seja, se seu site não carrega corretamente, não tem uma boa geração de links, não integra as redes sociais, dentre outros aspectos, é preciso repensar a autoridade da sua marca na internet para alcançar e converter os potenciais clientes.
Com essa avaliação e após realizar as adequações necessárias, a empresa pode recuperar a relevância, independentemente da área de atuação, seja de monta cargas residencial ou a venda de outros serviços.
Consequentemente, adquire-se novas oportunidades de vendas e de contato com novos clientes.
Deste modo, para que sua empresa não perca vendas e oportunidades de negócios, vale a pena investir nas estratégias de posicionamento e em anúncios por meio do Google Ads e redes sociais, otimizando campanhas para curto e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.