Toda empresa que tem como prioridade atender bem aos clientes reconhece a importância do marketing de relacionamento e tudo que está envolvido nesse conceito.
Essa é uma estratégia que se faz presente em diferentes pontos de atenção que precisam ser voltados para o mercado consumidor. Afinal, a interação entre uma marca e o cliente é necessária em algum momento.
Dessa forma, é preciso estabelecer contato frequente, principalmente com tantas possibilidades disponíveis, nos mais variados formatos de venda.
Vale lembrar que os estabelecimentos comerciais físicos disputam espaço com as lojas virtuais e a facilidade das compras online.
- Marketing de relacionamento presente desde sempre
- Canais de comunicação para estreitar laços
- Chat online ou mensageiro eletrônico
- E-mail marketing disponibiliza links
- Redes sociais estão em alta
- Telefones em horários específicos
- Alcance além da publicidade
- Saiba quem é o público-alvo
- Entenda o perfil do consumidor
- Não esqueça da fidelização do cliente
- Empregue a padronização elevada no relacionamento
- Faça a mensuração de resultados
- Utilize os canais de comunicação continuamente
- Atente-se para a equipe de pós-venda
- Conclusão
Marketing de relacionamento presente desde sempre
Desde os primórdios da publicidade, o marketing de relacionamento sempre esteve presente, mesmo que de forma velada.
Em outros tempos, as pessoas poderiam pesquisar sobre um produto ou serviço por meio de amigos e familiares. Ou então lendo uma reportagem em um jornal ou revista, ou assistindo a um programa de TV.
A formalização do relacionamento entre o consumidor com uma marca ocorria, de verdade, apenas de maneira presencial.
Atualmente, há muitas formas que o marketing de relacionamento pode ser aplicado, principalmente com a constante evolução da tecnologia e todas as ferramentas disponíveis para que isso possa ser feito de maneira devidamente aplicada.
Canais de comunicação para estreitar laços
Assim que uma empresa se coloca à disposição dos clientes, ela precisa apresentar características que façam a aproximação, e isso pode ser feito por meio do inbound marketing
Para isso, é preciso implementar os pontos específicos sobre essa estratégia, que leva ao estreitamento de laços que define a aplicação do marketing de relacionamento. Por isso, antes de qualquer movimento publicitário, é preciso:
- Atrair;
- Converter;
- Vender;
- Reter, ou encantar.
Os canais de comunicação se mostram em diferentes formatos e, assim, é preciso entender quais são os modelos disponíveis e como funciona cada um.
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Chat online ou mensageiro eletrônico
As trocas de mensagens estão em voga, pois a maioria dos aparelhos celulares possuem um aplicativo dedicado e que permite fazer um chat online com facilidade e eficiência.
Cabe a cada empresa buscar soluções que podem ser automatizadas, atendendo a determinado público, ou então humanizada, seja por meio de inteligência artificial ou com pessoas reais do outro lado da linha.
De qualquer forma, é um canal de comunicação importante, que pode ser disponibilizado em diferentes formatos, e que pode ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
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E-mail marketing disponibiliza links
Uma das primeiras ferramentas que chegaram junto com a tecnologia digital, o e-mail é um canal de comunicação que possui diversas funções.
Ele pode ser um vetor para o envio de propaganda, com direcionamento para hotsites, landing pages, ou páginas de internet promocionais.
Basta a definição de um link e, de maneira automática, o consumidor é direcionado para uma página em que é possível saber sobre calandra valor, com botão direto para compra, facilitando o relacionamento comercial.
O e-mail pode ser produzido a partir do formato de newsletter, mantendo os clientes informados sobre as novidades sobre a marca, os produtos e serviços disponíveis.
A recepção de e-mails também é possível, e isso demonstra toda a potencialidade que essa ferramenta digital possui e que pode ser muito bem explorada em uma campanha de marketing de relacionamento.
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Redes sociais estão em alta
Uma ferramenta que possui grande alcance público está presente nas plataformas das redes sociais.
Com tantas disponíveis, as empresas podem escolher qual a melhor se adequa para a aplicação do marketing de relacionamento.
Ainda melhor, é possível utilizar as mais diferentes redes sociais e conversar com diferentes públicos, mesmo que os produtos e serviços sejam dedicados a nichos específicos.
Essa amplidão proporcionada pelas redes sociais é imprescindível para que as empresas se coloquem à disposição dos consumidores.
Nesse caso, o último ponto do inbound marketing ajuda, em que o encantamento pode ser observado a partir do compartilhamento de postagens em redes sociais pessoais. Isso aumenta o alcance da publicação, atraindo mais e mais clientes.
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Telefones em horários específicos
Há pessoas que não possuem habilidade para tratar com toda a tecnologia disponível.
Sendo assim, o telefone ainda é uma ferramenta de comunicação muito utilizada, e que se mostra muito eficiente quando envolve o marketing de relacionamento.
As empresas podem formalizar uma equipe totalmente voltada para esse tipo de atendimento, ou então contratar uma empresa terceirizada que pode fazer dois tipos de ligação telefônica.
A ligação ativa tem como objetivo buscar os clientes por meio de um mailing dedicado.
Assim, é possível estreitar o relacionamento com pessoas que podem ter interesse sobre algum produto ou serviço, mas nunca tiveram proatividade ou coragem para conhecer melhor.
O serviço de telemarketing passivo é um ponto que o relacionamento está formalizado, e os clientes buscam mais informações, ou apresentam críticas, sugestões e reclamações.
Esse é um canal de comunicação muito importante para garantir o bom relacionamento entre marca e consumidor.
Alcance além da publicidade
O marketing de relacionamento deve ser colocado em prática a todo instante, com treinamento de pessoal interno.
Vale ressaltar que, além de funcionários internos, até mesmo parceiros comerciais e fornecedores que estejam ligados à marca precisam praticar o bom relacionamento com o mercado consumidor.
Sendo assim, seguem 7 dicas que ajudam a ir além da publicidade, como uma extensão natural do relacionamento entre uma empresa e o público.
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Saiba quem é o público-alvo
Na forma mais básica do setor comercial, é possível destacar que há dois modelos de negócios, sendo o B2B (Business To Business) e o B2C (Business To Consumer).
O primeiro trata da negociação entre empresas, como uma construtora que precisa de flange 3 polegadas aço carbono para a construção de imóveis. Esse é o B2B sendo aplicado na forma pura.
Já o B2C ocorre quando uma pessoa se mostra interessada em comprar o imóvel. Logo, é sempre importante saber quem é o público-alvo, e entender que o relacionamento é completamente diferente para cada caso.
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Entenda o perfil do consumidor
É preciso entender quais são as necessidades e anseios dos consumidores. Cada um deles possui um perfil diferente, pois passa por um momento em que necessita mais de um produto do que um serviço disponível.
Quando uma empresa oferece balança para mercado com etiquetadora, ela entende que esse tipo de equipamento faz muito mais sentido dentro de um estabelecimento comercial do que em uma residência.
Por isso é preciso entender qual o perfil do consumidor que será atendido, e assim oferecer a melhor solução naquele momento.
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Não esqueça da fidelização do cliente
A rotatividade de clientes pode ser proporcional ao produto ou serviço que se oferece para o mercado consumidor.
Uma construtora casas alto padrão pode manter a fidelização do cliente oferecendo imóveis diferenciados, atendendo às necessidades de uma família conforme o dimensionamento espacial se deseja.
Há outras formas de garantir que os clientes estejam dentro do marketing de relacionamento, propondo upselling nos produtos oferecidos. Portanto, é importante estar atento às necessidades e interesses de cada um.
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Empregue a padronização elevada no relacionamento
A autoestima de um cliente é sempre muito importante para que o marketing de relacionamento tenha um rumo apropriado e que possa ser explorado de maneira adequada.
Então, quando um cliente acredita que a capa para muro de concreto preço está na média de mercado, é preciso valorizar a escolha e agradecer como a empresa que pode atender às necessidades do momento.
O marketing de relacionamento é uma estratégia que pode ter um padrão, mas que precisa ser elevado, com a razão do cliente sempre dando o tom na comunicação
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Faça a mensuração de resultados
As estratégias empregadas para que o marketing de relacionamento funcione precisam ser mensuradas de tempos em tempos, para saber se tudo está funcionando de forma adequada.
A venda da bomba sodramar para residências e condomínios pode aumentar se a mensuração da estratégia de marketing, e outras métricas, for observada atentamente.
Percebendo o que deu certo e o que deu errado, é possível aplicar no dia a dia e garantir maior satisfação nos números financeiros da empresa.
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Utilize os canais de comunicação continuamente
Dada a importância da presença de canais de comunicação para o atendimento contínuo ao cliente, é preciso potencializar de maneira eficiente.
Um cliente pode ficar sabendo sobre a chegada da lanterna traseira para carretinha apenas se receber um e-mail da empresa, ou uma ligação telefônica, caso tenha demonstrado interesse em algum ponto de contato anterior.
Por isso é importante manter qualquer linha de comunicação ativa e receptiva, com a proatividade como forma de garantir o marketing de relacionamento constante.
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Atente-se para a equipe de pós-venda
Uma oficina mecânica que trabalha com recuperação de bloco de motor veicular deve disponibilizar uma equipe de pós-venda para garantir que todo o trabalho foi bem encaminhado.
O setor de pós-venda é muito importante e precisa estar à disposição dos clientes sempre. A atenção voltada para o cliente é percebida e compartilhada.
Se algo sai errado, mas a empresa logo apresenta uma solução, isso é divulgado de forma natural, seja no boca a boca, seja nas redes sociais.
Conclusão
Ouvir a opinião, as críticas e sugestões fazem parte do dia a dia de uma empresa, e precisam entender o que acontece de errado para corrigir.
Também é preciso identificar e reforçar o que está funcionando, demonstrando qualidade e eficiência.
Quando se trata sobre os resultados do marketing de conteúdo, é possível compreender por que tantas empresas adotam essa estratégia de forma sistemática.
Há métodos diferenciados, e todos eles são direcionados para o bem-estar dos clientes, para que possam manter o bom relacionamento por um longo período.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.