Qual modelo de avaliação de desempenho de funcionários você utiliza na sua empresa?
Para promover uma eficiente gestão de pessoas, é extremamente importante mensurar e analisar a performance dos colaboradores.
Afinal, se você não souber se eles estão atingindo suas metas, será inviável descobrir o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
A partir disso é que será possível identificar necessidades de treinamento e capacitação, traçar planos de desenvolvimento de talentos e promover a melhoria contínua.
Por meio de avaliações periódicas, a empresa passa a ter maior controle sobre o desempenho dos funcionários e pode efetuar os ajustes necessários para construir equipes mais fortalecidas e capacitadas.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui 5 opções de modelo de avaliação de desempenho de funcionários:
- Modelo de escala gráfica;
- Avaliação com foco em resultados;
- Avaliação por competências;
- Autoavaliação;
- Avaliação 360 graus.
Continue a leitura e descubra ao longo deste conteúdo de que formas você pode avaliar a atuação dos seus colaboradores e exercer uma boa liderança.
Modelo de avaliação de desempenho de funcionários: 5 opções para usar na sua empresa
A avaliação de desempenho de funcionário é uma prática que desempenha papel estratégico para as organizações.
Avaliar a atuação dos colaboradores do ponto de vista técnico e também comportamental é indispensável para a manutenção da competitividade do negócio.
Existem diferentes métodos que você pode utilizar. A escolha do melhor modelo de avaliação de desempenho de funcionários vai depender das necessidades e objetivos da empresa.
Confira a seguir quais são os 5 principais métodos para avaliar a performance dos seus colaboradores.
1 – Modelo de escala gráfica
O modelo de escala gráfica para avaliação de desempenho de funcionários é um dos mais utilizados pelas organizações. Isso porque ele é bastante simples de ser implementado.
Para utilizar esse modelo, você precisa criar uma tabela em que na primeira coluna são colocados os critérios de avaliação. Na primeira linha, devem ser colocados os nomes de cada colaborador avaliado.
Por fim, basta atribuir uma nota de 1 a 5 para cada critério avaliado.
Para aferir essas notas com mais precisão, você pode definir critérios bastante objetivos, como os deste modelo da Universidade Federal do Paraná:
https://drive.google.com/file/d/1HTp8DqkUfPrUmT8TvdRdnd4jl-OcKPAY/view?usp=sharing
2 – Avaliação com foco em resultados
Essa é uma metodologia em que se preocupa mais com os resultados quantitativos dos colaboradores avaliados.
Ou seja, o foco está no desempenho individual e coletivo tendo em vista metas e objetivos previamente estabelecidos.
Para fazer essa avaliação, recorre-se a diferentes métricas, como vendas realizadas, solicitações resolvidas, absenteísmo etc.
Esse modelo de avaliação é mais objetivo e seguro, pois se baseia em dados concretos.
Nesse caso, o uso de um software de acompanhamento de performance, de uma ferramenta empresarial ERP ou, no caso da área de vendas, de um sistema de CRM, seria de grande ajuda.
Veja as vantagens de usar um CRM na sua empresa não apenas para acompanhar o desempenho dos colaboradores, mas para também integrar a equipe comercial e melhorar resultados:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGjtiS_kds&t
3 – Avaliação por competências
Outra alternativa para avaliar o desempenho dos colaboradores é a avaliação por competências. Para isso, você precisa considerar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos seus funcionários.
Por meio de um questionário, é possível verificar se os colaboradores têm as competências necessárias para exercer o cargo que eles ocupam na empresa.
A partir dos resultados, é possível identificar quais competências precisam ser desenvolvidas.
4 – Autoavaliação
Esse é um modelo de avaliação de desempenho em que os próprios funcionários avaliam a sua performance.
A autoavaliação pode ser feita por meio de questionários, notas para determinados critérios ou perguntas abertas.
A intenção é fazer com que o funcionário reflita sobre sua própria atuação e seja completamente honesto em suas respostas.
O mais aconselhado é que esse método seja aplicado a profissionais mais experientes, tendo em vista que o autoconhecimento é algo que se conquista com a maturidade profissional.
5 – Avaliação 360 graus
A metodologia de avaliação de desempenho 360 graus é utilizada com frequência em organizações do mundo todo.
Esse modelo consiste em avaliar o funcionário considerando diferentes perspectivas daqueles que o cercam no dia a dia do trabalho.
Ou seja, líderes, subordinados, colegas de mesmo nível hierárquico e até mesmo clientes e fornecedores podem ser convidados a fazer uma avaliação de desempenho de determinado colaborador.
A avaliação 360 graus é interessante porque ela não fica restrita à visão de um único avaliador, sendo assim uma abordagem mais completa.
E apesar de ser um pouco mais demorada de aplicar e analisar, é uma das metodologias mais recomendadas para medir a performance dos colaboradores.
No entanto, é importante ficar atento a possível formação de complôs para “queimar” algum colega na avaliação. Coisa rara, mas a qual se deve ficar atento.
Quer entender melhor como se faz uma avaliação de desempenho 360 graus? este vídeo da siteware tem todas as dicas que você precisa conhecer:
https://www.youtube.com/watch?v=d2w4NKW_3-Q
E então, o que você achou desses métodos de avaliação que trouxemos aqui?
É importante ressaltar que você pode fazer uma combinação de diferentes opções de modelo de avaliação de desempenho de funcionários.
Incorpore essa prática na sua gestão de pessoas e obtenha melhores resultados de seus colaboradores.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.