Suplementos de Colágeno: Valem a pena?

Oi, pessoal. Meu nome é Andressa , eu sou médica endocrinologista e tô aqui pra tirar dúvidas comuns no consultório de endocrinologia. Muitos pacientes me perguntam se vale a pena usar suplementos de colágeno. E essa é uma dúvida que quase sempre eu tenho que responder quase todo dia eu preciso responder. Então, vamos lá. Tudo depende da quantidade de proteína, na verdade, que você ingere na sua dieta.

Por quê? Primeiro, porque o colágeno é uma proteína e proteínas são formadas por cadeias de aminoácido Quando a gente ingere colágeno, o colágeno que a gente ingere, quando ele entra no nosso estômago e no nosso trato gastrointestinal, ele é quebrado em aminoácidos.

E aí, o nosso organismo, ele vai levar esses aminoácido pra todo o nosso corpo. Então, não necessariamente, esse colágeno que a gente tá ingerindo, ele vai virar colágeno de pele, por exemplo, ou de colágeno das articulações.
Se a gente tiver comendo pouca proteína na nossa dieta, por exemplo e se eu não tiver me alimentando bem, de proteína, não tiver comendo de forma adequada, nem proteína de origem animal, nem proteína de origem vegetal, por exemplo, se é um paciente que é vegetariano ou ou vegano e não tá fazendo as reposições adequadas, com proteína de origem vegetal, fazendo as combinações certinhas, ele pode, por exemplo, usar o colágeno pra suplementar.

Esse colágeno não tá indo pra pele. Ele pode tá, por exemplo, sendo utilizado pra formação de músculo cardíaco Porque afinal de contas, o organismo pode tá mais necessitando formar músculo cardíaco do que formar pele. O que a gente precisa entender é que o nosso corpo, ele não considera fundamental pele, cabelo e unha Pele, cabelo e unha, a gente chama isso de tegumento, ou seja, é um sistema acessório.

O nosso corpo, ele só vai usar força de aminoácido, força de formação de proteína Se a gente tiver sobra e a partir daí, a gente tem que partir de uma alimentação mais correta do ponto de vista de proteína, de origem animal ou de origem vegetal, mesmo pra quem seja vegetariano e vegano precisa procurar uma nutricionista pra ter as reposições completas e a partir daí, se eu tiver com as proteínas corretas na dieta, aí a reposição de colágeno pode valer a pena.

Então, não adianta a gente usar, mesmo que seja o colágeno hidrolisado, Ativos de colágeno, se o nosso organismo tiver com uma carência básica de proteína, ele não vai utilizar esses peptídeos de colágeno pra pele, ou pras unhas, ou pros cabelos, ou pras articulações. Ele vai utilizar pros órgãos nobres. Então, repor Então, repor colágeno vale a pena, só vale a pena se você tiver com os seus níveis de proteína na sua dieta adequados. Pense nisso, converse com o seu médico endocrinologista, com seu clínico geral e com o seu nutricionista e a partir daí, pense se você vai investir ou não numa suplementação de colágeno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *