Olá eu sou a tia Aranei e vocês notaram que as últimas semanas foram de conteúdos dedicados pras etiquetas escolares, né? Teve muita coisa aqui no Insta e uma das perguntas que vocês sempre fazem é, por quanto eu posso vender? Então vamos conversar sobre isso? Vocês devem ter percebido que eu fiz um monte de etiquetas por aqui, né? Eu fiz um monte pra ensinar um monte de coisas diferentes pra vocês. Eu usei diferentes tipos de adesivos, diferentes tipos de impressora, diferentes tipos de laminação e cada técnica, ela tem um custo diferente.
Não dá pra eu vender o projeto digital da etiqueta e sugerir um preço de venda pra vocês. Porque eu não faço ideia de como vai ser a sua produção por aí.
Eu não sei que materiais você vai usar, que ferramentas e equipamentos que você tem aí pra melhorar a sua produtividade e facilitar sua produção. Eu não sei como que a sua empresa se posiciona com que perfil de cliente você conversa, pra que perfil de cliente que você quer vender e muito menos eu sei quais são os seus custos fixos, né? Que incluem aí o seu salário.
E tudo isso impacta diretamente no preço final do produto. Então pra precificar adequadamente as suas etiquetas escolares personalizadas a minha sugestão é que você comece listando seus custos fixos. Tudo que você gasta com a sua empresa mesmo que você não produza nada. Entra aqui oh o seu salário. o imposto do MEI que você paga, o registro do seu domínio, a hospedagem do seu site, um valor aí pra manutenção e depreciação dos seus equipamentos, tudo, tudo, tudo que é fixo. Aí você soma esse valor e divide ele pela quantidade de horas que você costuma trabalhar no mês. Esse resultado, ele vai ser o valor da sua hora trabalhada.
E é o primeiro passo pra qualquer precificação. Depois, você vai pensar em quantas horas você leva pra fazer um kit completo de etiquetas. E aí é você quem decide o que é que vai ser um kit completo. Quantas etiquetas que vão ter, qual que vai ser a variedade, você é quem manda no que a sua empresa vai produzir, vai vender, certo? você vai multiplicar essa quantidade de horas pelo valor da sua hora trabalhada que você já definiu. Vamos supor que você leva aí uma hora e meia na produção do kit e o valor da sua hora é de trinta reais.
Então isso significa que o kit ele já custa quarenta e cinco reais antes de você calcular os materiais, certo? Aí você lista, então, o quanto de material você vai gastar pra fazer aquele kit. É a hora que você calcula o custo do papel adesivo, do pedaço de vinil jateado ou de belpp que você vai usar pra laminar. se você for fazer a etiqueta de vinil com a técnica de sublimação que eu ensinei no vídeo de segunda-feira, você vai calcular o valor do adesivo vinil e do transfer, calcula também o custo da impressão que eu já ensinei num vídeo um pouco mais antigo que eu vou deixar aqui nos cards calcula o custo do corte nacio de todas as folhas que eu também já ensinei a calcular vou deixar outro vídeo aqui nos cards o custo da solapa, do saquinho que vai tudo dentro e de tudo mais do que você eventualmente for usar por aí.
Aí você vai ter o custo da produção efetivamente. Você soma então com aquele valor das horas, aqueles quarenta e cinco reais hipotéticos e lembra ainda de colocar a porcentagem de taxa de pagamento cê paga aí pro PagSeguro, PayPal ou até mesmo pro Elo sete. Coloca também o custo da embalagem por pedido, ou seja, a caixa ou o envelope que você vai mandar pro cliente, a fita que você usa pra fechar tudo, o saquinho pra colocar a declaração de conteúdo ou a nota tudo tem que entrar nessa conta. Aí, por fim, você coloca o lucro que você quer ter.
Mas, ó, o lucro aqui não significa que é a parcela que vai ser o seu salário, tá? O seu salário, ele já foi contabilizado lá nos custos fixos, lá no começo. Lucro é o quanto esse produto vai realmente render pro caixa da sua empresa, além de tudo o que vai pagar. E aí sim, você tem o valor de venda do seu produto. E ó, eu sei que é trabalhoso e que eu falei um monte de palavra difícil aqui. Mas sério, não tem atalho. Pra realmente precificar direito e começar a ganhar dinheiro com o seu trabalho de maneira sustentável, você vai precisar aprender isso. Eu sei que a parte mais gostosa é a mão na massa, é fazer, mas a parte financeira ela é talvez a mais importante pro seu negócio ser sustentável. Aqui eu dei uma visão geral de como que eu faço essa precificação e como você pode replicar ela por aí.
Se você quiser ir mais afunda nesse assunto, entender melhor sobre as finanças da empresa e como calcular tudo no detalhe, eu te convido, então, a conhecer o curso finanças para criativos em WWW ponto Chiara Ney ponto ponto BR barra Financas. É um curso que eu fiz pensando na nossa realidade e vai ser um prazer ter você por lá. Agora, se você curtiu esse vídeo e ele te ajudou a enxergar aí a precificação por um outro ângulo seu like e me conta aqui embaixo nos comentários. Pode deixar também as suas dúvidas que eu sempre respondo. Eu pardo mas não falho. Agora se inscreve no canal porque olha sério tem muita gente assistindo os vídeos E sem sem escrito.
Então vamos mudar isso, né? Se inscreve, ativa o sininho pra ficar sabendo quando tem vídeo novo primeiro. Um beijo. Tchau.