Reconhecida por suas poderosas propriedades antioxidantes e amplos benefícios à saúde, a spirulina também é considerada uma das proteínas vegetais mais poderosas do planeta. Comumente encontrada seca em forma de pó ou Spirulina Cápsulas, esta microalga verde-azulada, também conhecida como cianobactéria, está ganhando cada vez mais protagonismo nas dietas nutricionais e metas de saúde.
A spirulina recebeu esse nome com base na palavra originária do latim “spira” – que significa espiral ou hélice – justamente por se tratar de uma alga que cresce com este formato. Rico em clorofila, este organismo unicelular obtém sua energia por meio da fotossíntese – prosperando em ambientes alcalinos com água doce ou salgada, lagos, lagoas ou tanques próprios para cultivo, alimentando-se de luz solar intensa.
A spirulina existe há aproximadamente 3,6 bilhões de anos e era consumida como alimento tradicional pelos antigos astecas, na América pré-colombiana, como fonte de proteína. Hoje, a NASA está explorando o uso da spirulina como fonte primária de alimento para os astronautas devido à sua fonte completa de nutrientes.
Benefícios da spirulina para a saúde
Há uma longa lista de benefícios para a saúde que a spirulina oferece. Este superalimento, repleta de proteínas, vitaminas, minerais, ômegas e nutrientes essenciais, não apenas ajuda a aumentar naturalmente a resistência, mas também é considerado um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e contém propriedades anticancerígenas.
Aumento da energia – o ferro existente na spirulina ajuda a aliviar a fadiga mental, reduz a ansiedade e melhora o sono, enquanto a proteína cria uma liberação de energia duradoura;
Fluxo sanguíneo saudável – a vitamina B12 encontrada na spirulina reduz a fadiga e diminui a pressão arterial;
Sistema imunológico reforçado – os aminoácidos presentes na spirulina estimulam o sistema imunológico, enquanto os antioxidantes previnem os danos celulares e reduzem os problemas de saúde relacionados à inflamação;
Melhor digestão – o cálcio encontrado na spirulina ajuda a regular a gordura corporal, enquanto a fibra natural melhora a saúde intestinal, resultando em um metabolismo mais eficiente.
Elimina toxinas – as proteínas e peptídeos encontrados na spirulina são particularmente bons em se ligar às toxinas, incluindo a metais pesados, e excretá-los para fora do corpo. Dessa forma, essas substâncias não serão absorvidas pela corrente sanguínea.
Controla o peso – embora a spirulina seja repleta de nutrientes, ela possui poucas calorias. O aminoácido chamado l-fenilalanina, presente nesta alga, tem sido associado à supressão do apetite.
Aumenta a resistência dos atletas – por melhorar o fluxo sanguíneo, a suplementação com spirulina está associada ao aumento da resistência de atletas e adeptos do fitness.
MAIS PROTEÍNA POR PORÇÃO
– Duas vezes a proteína da carne bovina;
– Cinco vezes a proteína da quinoa;
– Duas vezes a proteína das lentilhas.
MAIS ANTIOXIDANTE POR PORÇÃO
– 100 vezes a vitamina A (antioxidante) dos mirtilos;
– O dobro da vitamina A do espinafre.
MAIS NUTRIENTES VITAIS POR PORÇÃO
– Cinco vezes o ferro do espinafre;
– o dobro do folato da couve.
Sabor da spirulina
As pessoas podem descrever o gosto da espirulina de muitas maneiras diferentes. Alguns dirão que tem um sabor terroso e salgado, enquanto outros dizem que é semelhante ao envoltório de algas marinhas dos pratos de seu restaurante de sushi preferido. No entanto, o sabor da spirulina geralmente se resume à forma como ela está sendo consumida.
Se ingerida na forma de cápsulas de suplementos vitamínicos, a spirulina pode ser quase inodora e insípida. Se seca, em forma de pó, pode ter um sabor oceânico mais forte, mas isso também depende das condições ambientais onde é cultivada.
Quem pode se beneficiar da spirulina?
Todos podem se beneficiar da nutrição encontrada na spirulina – homens e mulheres, adultos, pessoas mais velhas, atletas de elite ou praticantes de exercícios leves. Consumi-la diariamente pode melhorar a saúde e ajudar a manter um estilo de vida ativo. Estudos recentes descobriram a spirulina pode ajudar com alguns dos efeitos a longo prazo do Covid-19, por ajudar a impulsionar a imunidade.