Atualmente muitas pessoas têm preferido se alimentar de coisas rápidas, devido à correria do dia a dia, outras apostam em dietas severas para manter o corpo ideal, o que pode ser prejudicial à saúde caso não haja acompanhamento nutricional.
O que pode ser algo considerado “bom” devido à praticidade, na verdade é uma forma de prejudicar a saúde por um todo, afetando consequentemente a saúde bucal.
Ao fazer escolhas erradas na alimentação com alimentos ricos em carboidratos e açúcares, muitas doenças sistêmicas podem surgir, prejudicando toda a qualidade de vida do indivíduo.
O que muitos não sabem é que além desses alimentos prejudicarem a saúde geral, eles também tem uma grande influência na saúde bucal, já que a cárie é uma das doenças dentárias causadas por açúcares.
É comum entre crianças fazer alto consumo de doces, o que pode prejudicar toda a estrutura dental e crescimento dos dentes permanentes.
Para cuidar da saúde bucal dos pequenos é importante levá-los para um acompanhamento em clínica odontológica infantil. Assim, a saúde bucal das crianças irá se manter boa evitando complicações futuras.
Além de alimentos prejudiciais, é importante focar em equilibrar a alimentação com nutrientes que reforcem a saúde dos dentes.
Alimentação restritiva pode prejudicar toda a estrutura óssea dos dentes, podendo levar até mesmo à perda deles, tendo muitas vezes que buscar um especialista em prótese dentária para melhorar o aspecto da arcada dos dentes.
Continue a leitura para entender como a alimentação influencia na saúde bucal, e o que você pode fazer para manter sua saúde equilibrada e os dentes saudáveis.
Quais as dietas mais comuns hoje em dia?
Com o estilo de vida fitness em alta, muitas pessoas têm mantido um lifestyle mais saudável, fazendo escolhas de alimentos naturais e sem conservantes.
Isso tem sido uma escolha totalmente correta, porém deve-se consultar com um nutricionista para que ele possa fazer uma dieta com todos os nutrientes que o corpo humano precisa, para assim evitar doenças e, consequentemente, doenças bucais, que podem ocorrer pela falta de vitaminas.
Uma das dietas mais feitas são as ricas em carboidratos e açúcares, isso porque quem costuma ter uma vida corrida aposta nos alimentos que são mais fáceis de encontrar e fazer.
Como elas prejudicam a saúde da boca?
Uma dieta rica em corantes, açúcares e carboidratos pode afetar a saúde bucal, levando ao aparecimento de várias doenças bucais como:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Tártaro.
Essas doenças bucais se não tratadas podem afetar toda a saúde, até mesmo levando a problemas na corrente sanguínea devido às inflamações gengivais.
É preciso tomar cuidados com a higiene bucal e evitar o consumo de alimentos que possuem alto teor de açúcares e corantes, pois podem prejudicar todo o esmalte do dente, levando ao amarelamento e doenças bucais.
Dieta pobre em nutrientes podem levar ao aparecimento de várias doenças sistêmicas, e podem afetar a saúde bucal em forma de:
- Estomatite;
- Queilite;
- Doenças periodontais.
A estomatite é a famosa afta que geralmente é causada pela imunidade baixa, assim como a queilite que causa ressecamento dos lábios.
As doenças periodontais podem prejudicar todos os dentes, levando até mesmo a perda deles, por isso é importante fazer uma alimentação da forma certa e cuidar da higiene bucal.
Muitas pessoas possuem aparelho dentário móvel, e com ele a higiene bucal deve ser redobrada para evitar esses tipos de problemas bucais.
Assim como todo procedimento estético para alterar a aparência dos dentes, é preciso de cuidados certos de acordo com o dentista.
Pessoas que fazem uso de prótese ou implante precisam de cuidados maiores não só na alimentação como na higiene bucal e, com isso, é preciso estar sempre fazendo uma visita periódica a clínica dentária especialista em prótese para evitar complicações na saúde bucal.
A restrição alimentar pode gerar doenças periodontais, cáries e aftas, que afetam a qualidade de vida do indivíduo, podendo levar a perda dos dentes devido a falta de nutrientes adequados para o corpo.
Caso sinta amolecimento dos dentes e dores insistentes busque imediatamente um dentista de urgência.
Quais benefícios de uma dieta equilibrada?
Ao preferir alimentos naturais e com alto teor de vitaminas e nutrientes, perceberá como os dentes ficam mais fortes, evitando doenças bucais.
Isso leva a melhora da qualidade de vida completamente, pois esses alimentos nos trazem energia para manter o dia, evitando doenças sistêmicas.
Uma dieta equilibrada faz bem aos dentes, mantendo-os fortes e com menos chances de doenças bucais, que juntamente com a higiene adequada fará com que você tenha dentes saudáveis por muito tempo.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.