Apesar de não ser um assunto muito falado, o seguro de bicicleta pode se tornar um item importante. Ao contratar, não está apenas investindo na segurança do produto, mas do seu dinheiro.
O mercado, no entanto, ainda precisa tratar melhor desse assunto, tendo em vista que muitos dos ciclistas ainda não conhecem suas possibilidades nesse ramo.
Atualmente, as pessoas entendem a relevância de um seguro. Ao comprar um veículo, a maioria já investe uma parte do orçamento nesse serviço.
Afinal, além de evitar roubos, o seguro bicicleta também pode proteger contra outros acidentes e inconvenientes. Dessa forma, é quase obrigatório possuir um!
A segurança é o primeiro ponto. Principalmente quando falamos dos ciclistas, que estão sempre nas ruas, no meio dos carros, o que quer dizer mais vulneráveis a acidentes.
Além da preocupação com os roubos, contratar um seguro bicicleta vai além. Geralmente há muitas proteções que podem ser consideradas na hora de realizar esse processo.
Pensando nisso, aqui iremos apresentar um guia completo para seguro bicicleta. Deixaremos claro os principais pontos nesse processo, então leia nossas dicas com atenção.
Portanto, é uma escolha importante, sua escolha deve ser feita com cuidado e, de preferência, seguindo algumas dicas!
O processo para o seguro bicicleta
Se não conhece nada sobre o tema em questão, saiba que ele não é muito extenso, porém, é necessário ter atenção nos principais pontos. Quando falamos de seguro de bicicletas é importante mencionar que ele se divide em 3 etapas.
A primeira delas é a verificação. Nesse momento, a empresa seguradora irá verificar seus documentos e comprovar que a bicicleta que deseja proteger realmente é sua.
Dito isso, a bike deve está em seu nome. É uma maneira de impedir que produtos roubados possam contar com um seguro.
Após a etapa de verificação começa a contratação! Nesse momento a seguradora mostra o acordo que tem para o ciclista.
Cada empresa pode mostrar diferentes informações, por esse motivo não podemos deixar tudo claro aqui. A proteção irá durar um ano completo, garantindo o valor do seu bem.
Por fim, caso exista algum problema que sua bike sofreu, seja um roubo ou qualquer outra ação que a prejudicou, terá sinistro.
Essa é a última etapa! Ela garante que, sob determinadas circunstâncias, poderá receber seu valor de volta.
Como faço para proteger minha bike?
Claro, a proteção do seguro pode ajudar bastante, no entanto, é importante não contar apenas com ela.
A maioria das empresas não irá proteger sua bicicleta contra tudo e por esse motivo é importante que você saiba fazer essa proteção por conta própria. Leve em consideração algumas dicas como:
- Não deixar seu item muito tempo sozinho, mesmo que muito bem protegido, ainda ficará vulnerável;
- Quanto a proteção, tente utilizar cadeados, correntes e o que mais for preciso para a segurança;
- Naturalmente, um cuidado com o aspecto visual e funcional da bicicleta também é muito importante.
Lidar com a segurança e com as possíveis manutenções é suficiente. É claro, esse não é um trabalho fácil e exige que você tenha um certo comprometimento com o produto. A contratação de um seguro de bicicleta pode ajudar nesse processo.
Quais as situações que o seguro não cobre
Para fazer uma boa contratação e entender as regras, é importante saber que cada empresa irá cobrir determinadas ações. Por outro lado, algumas situações não podem ser relacionadas ao seguro de nenhuma maneira.
Na ocasião de um furto simples, por exemplo, a segurança estava por sua conta e dessa forma o seguro não iria cobrir.
O seguro também não pode ser contratado em caso de deterioração gradual. Em outras palavras, ação do tempo no equipamento não pode ser considerado algo para ser pago. Além disso, se você não faz a manutenção da maneira correta, não poderá contar com a empresa seguradora.
No momento da contratação também será analisado se existe algum dano já existente. O valor oferecido pela seguradora não irá envolver isso. Ou seja, não é possível receber por algo que aconteceu antes da contratação, mesmo que esse fator esteja relacionado a situações em que o seguro é válido. Seria como contratar um serviço após sua bike ser roubada.
Por fim, se deixou outras pessoas cuidando do seu bem, saiba que não poderá acionar o seguro caso algo saia mal. Se a pessoa não for citada no contrato, haverá muitos problemas em considerar ela no final.
Escolha a melhor seguradora!
Aproveitando o momento informativo, vamos deixar também uma dica. Faça uma pesquisa sobre as empresas que oferecem seguro. Apesar de muitas apresentarem confiabilidade, a verdade é que um problema grande pode existir em outras.
Busque aquelas que possuem uma boa relação com os clientes, ou já demonstraram alguma forma de ressarcimento. Assim terá total segurança nos seus processos e garantirá a segurança de seu bike.
Se você utiliza essa ferramenta todos os dias, é muito importante considerar a contratação do seguro!