Sabe aquelas manchas amarronzadas que costumam aparecer no rosto e na região do colo? O nome disso é melasma e sua causa pode estar relacionada a diferentes fatores, como exposição ao sol, alterações hormonais, hereditariedade, procedimentos estéticos, entre outros.
Felizmente, existem produtos para melasma que ajudam a remover essas manchas e é sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.
Nas próximas linhas, mostramos como tirar mancha de melasma a partir de 8 alternativas caseiras e de farmácia.
Mas, antes, que tal entender primeiro o que é melasma?
O que é melasma?
Melasma significa a hiperpigmentação em determinados pontos da pele devido ao acúmulo de melanina. São manchas que se formam de maneira irregular – e em tons amarronzados – nas bochechas, testa, nariz, buço, colo, pescoço e braços.
O melasma aparece quando as células responsáveis por produzir melanina (conhecidas como melanócitos) aumentam sua atividade. Consequentemente, as células que compõem a epiderme (chamadas de queratinócitos) recebem mais pigmento, formando as manchas de melasma.
O principal fator apontado como causador do melasma é a exposição direta – sem protetor solar – e prolongada aos raios de sol.
Porém, outros fatores também podem estar associados ao surgimento dessas manchas, como predisposição genética, uso inadequado de produtos cosméticos, procedimentos estéticos mal executados, alterações nos níveis hormonais, uso de medicamentos contraceptivos, alterações no funcionamento da tireóide, entre outros.
Melasma tem cura?
Não. Infelizmente, o melasma não tem cura. Não há como tirar mancha de melasma completa e definitivamente.
Porém, é possível fazer tratamentos com produtos para melasma de modo a aliviar as manchas e prevenir que elas se acentuem e que surjam outras novas.
O melasma epidérmico é o mais fácil de tratar, pois ele ocorre na camada mais superficial da pele. Já o melasma dérmico, que atinge a camada mais profunda da pele, tende a ser mais difícil de tratar.
Produtos para melasma: como tirar mancha na pele?
É possível encontrar no mercado diversos produtos para melasma capazes de reduzir significativamente as manchas escuras na pele.
No entanto, é importante ressaltar que o tratamento de melasma requer paciência e disciplina. Isso porque as manchas não vão sair da noite para o dia e, mesmo após uma melhora no aspecto do melasma, a coloração amarronzada pode voltar a aparecer se você abandonar o tratamento.
Sem perder isso de vista, confira abaixo as principais opções de produtos para melasma:
1 – Hidroquinona
A hidroquinona é um medicamento em pomada utilizado para promover o clareamento gradual da pele, muito indicado para tratar não apenas o melasma, mas também sardas e manchas de acne e de outras lesões.
Não deve ser usado de forma contínua, pois tem potencial elevado de gerar irritabilidade na pele.
2 – Ácido retinóico
O ácido retinóico (tretinoína) também é comercializado em forma de creme ou gel apenas sob prescrição médica. Ele promove a renovação celular, auxiliando no clareamento da pele.
O tratamento com esse produto deve ser supervisionado por um dermatologista e deve ter um tempo limitado.
3 – Corticóide tópico
Hidrocortisona, betametasona, mometasona e dexametasona são alguns exemplos de corticoide tópico que podem ser utilizados para tratar o melasma. O uso desse tipo de produto não pode ser muito extenso, pois há um potencial de inflamar a pele e piorar as manchas.
4 – Ácido azeláico
Outro ácido utilizado no tratamento de melasma é o azeláico. Ele ajuda a controlar a produção de melanina que causa o escurecimento das partes afetadas.
Vendido com o nome comercial de Azelan, esse produto pode ser encontrado em gel ou creme e é recomendado apenas para adultos.
5 – Ácido tranexâmico
Alguns produtos para tratar o melasma podem ter como princípio ativo o ácido tranexâmico. Ele é responsável por inibir a produção de melanina (melanogênese).
Esse ácido pode ser consumido em cápsulas ou na forma tópica em gel. É possível também fazer a aplicação injetável com agulha fina diretamente nas manchas. Esse procedimento deve ser feito por um profissional especializado.
Remédio caseiro para melasma
Além dos produtos com ativos clareadores encontrados em farmácia, existem as opções caseiras para quem busca como tirar mancha de melasma.
Essas alternativas naturais ajudam a clarear as áreas mais afetadas da pele e podem ser aplicadas diariamente.
1 – Pasta de alcaçuz
O alcaçuz (Glycyrriza glabra) é uma planta medicinal rica em antioxidantes e anti-inflamatórios que inibem a melanogênese.
Para preparar a pasta – ou cataplasma – de alcaçuz, misture uma colher da raiz dessa planta em pó em uma xícara de água quente. Espere cerca de 10 minutos, coe e aplique essa pasta no rosto, fazendo movimentos circulares.
2 – Gel de babosa
A babosa, também conhecida como aloe vera, é também um exemplo de remédio caseiro para melasma. A aloína e a aloesina presentes em sua composição ajudam a clarear a pele e minimizar as manchas escuras
Corte as folhas de babosa para extrair o gel e o aplique no rosto ou apenas nas áreas manchadas. Repita esse processo de 2 a 3 vezes por dia.
3 – Vinagre de maçã
O vinagre de maçã apresenta em sua composição o ácido acético. Assim como os outros ácidos que citamos em parágrafos anteriores, o acético também favorece o clareamento da pele.
Dissolva uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água fria. Umedeça um algodão ou gaze e faça aplicações diretamente nas manchas 2 vezes por dia.
E então, o que achou das nossas dicas de produtos para melasma? Você já conhecia algum deles?
É muito importante salientar que, antes de fazer uso das opções caseiras que citamos aqui, você realize um teste de alergia simples. Passe o produto no dorso da sua mão e espere alguns minutos. Se não houver nenhuma reação alérgica, aí sim você aplica o produto no rosto.
Além disso, evite se expor ao sol sem o uso de protetor solar com FPS adequado para o seu tipo de pele.
Antes de fazer o uso de qualquer produto, consulte um dermatologista. Esse profissional tem acesso às ferramentas e ao conhecimento necessários para avaliar o seu quadro de melasma e definir a opção terapêutica mais adequada para tratar essas manchas.
Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.
Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.
Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!