É comum que atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas que querem emagrecer façam uso de termogênico natural ou manipulado.
Basicamente, esse tipo de substância serve para acelerar a queima de gordura do nosso corpo – desde que combinada com exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada.
Quer entender melhor o que é e para que serve o termogênico? Então, continue a leitura deste conteúdo que vamos explicar tudo o que você precisa saber.
Termogênico: para que serve?
Antes de respondermos essa pergunta, vale a pena explicarmos o que é a termogênese. Trata-se de um processo natural do nosso organismo que consiste na geração contínua de calor – o qual é indispensável para a manutenção das atividades metabólicas do corpo.
A termogênese ocorre a partir da ingestão de alimentos. Estes, por sua vez, são convertidos em calor e energia para o corpo.
O termogênico, então, consiste em um tipo de substância que estimula esse processo de geração de energia. Ele é um grande aliado das pessoas que buscam queimar gordura, pois influencia no gasto calórico.
Ao ingerir corretamente as substâncias termogênicas, o organismo vai produzir mais calor, sem que seja necessário fazer a ingestão de alimentos – que é como esse processo ocorre naturalmente. No caso, esse calor é produzido a partir das nossas reservas de gordura, o que leva ao emagrecimento.
Por favorecer a produção energética, as substâncias termogênicas podem ter o seu efeito potencializado quando combinadas com exercícios físicos. Os treinos tendem a render mais, pois o corpo estará com mais energia para fazer aquela corrida ou levantar mais pesos na musculação, por exemplo.
Termogênico para emagrecer: como tomar?
Geralmente, os termogênicos são recomendados para pessoas que, por razões estéticas ou de saúde, querem emagrecer e possuem dificuldade para queimar gordura ou engordam com mais facilidade.
Ao estimular a produção de calor e, consequentemente, aumentar a temperatura corporal, o termogênico ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima calórica e o emagrecimento.
Mas como tomar termogênico? Bom, essas substâncias podem ser consumidas na forma líquida, em cápsulas, em comprimidos e, também, em pó.
O nutricionista ou o nutrólogo são os profissionais que vão determinar a dose, a frequência e o momento do dia mais adequados para administrar o termogênico.
Porém, de modo geral, recomenda-se fazer o uso de substâncias desse tipo cerca de uma hora antes do treino. Assim, o termogênico vai te dar mais energia para concluir as atividades físicas e acelerar a queima calórica.
Além disso, é indicado que você evite tomar termogênicos à noite ou próximo da hora de dormir. Isso porque a cafeína é um dos principais componentes dos termogênicos disponíveis no mercado, o que pode te deixar mais “aceso” e prejudicar a sua qualidade de sono.
Termogênico: efeitos colaterais
Apesar de ser um grande aliado para a perda de peso, existem alguns efeitos colaterais do termogênico que devem ficar no seu radar, caso você esteja pensando em implementar substâncias desse tipo na sua dieta – seja na alimentação ou por comprimidos e cápsulas.
Dentre os principais possíveis efeitos colaterais, destacam-se:
- aumento da pressão arterial;
- palpitações;
- arritmia cardíaca;
- insônia;
- ansiedade;
- inquietação;
- tremores;
- desidratação;
- irritabilidade;
- dor de cabeça;
- diarreia;
- dor de estômago.
Para controlar esses efeitos colaterais do termogênico, é indispensável consultar um nutricionista ou nutrólogo para que ele te avalie e determine a dose ideal para o seu caso específico.
Termogênico natural: exemplos
Praticantes de exercícios físicos e atletas profissionais que aderem ao termogênico fazem isso por meio de cápsulas manipuladas e vendidas livremente em farmácias, drogarias e lojas de suplementos.
Porém, existe uma lista vasta de alimentos com propriedades termogênicas que podem ser introduzidos na dieta de quem deseja acelerar o metabolismo e intensificar a queima de gordura.
Confira abaixo quais são os principais exemplos de termogênicos naturais.
1 – Gengibre
O gengibre é uma raiz rica em gingerol. Trata-se de uma substância com grande capacidade de estimular a termogênese, o que favorece o emagrecimento.
Você pode consumi-lo na forma de chá ou adicioná-lo no preparo de receitas do dia a dia, como saladas e outros pratos.
Como EMAGRECER com GENGIBRE! Descubra essas 4 Dicas Fantásticas
2 – Cafeína
A maioria dos termogênicos comercializados no Brasil levam cafeína em sua composição. Ela age no sistema nervoso central, aumentando nossa excitação, adrenalina, saciedade e gasto calórico.
Você pode consumir naturalmente essa substância ao preparar aquele cafezinho preto tradicional ou, então, um chá mate e outros tipos de chá com cafeína.
3 – Chá verde
Por falar em chá, o chá verde também é uma boa opção natural de termogênico. Além da cafeína, ele leva em sua composição polifenóis e catequinas, que são substâncias que favorecem a termogênese e estimulam o uso da gordura para produção energética.
4 – Pimenta
Sabe aquela “quentura” que a gente sente quando comemos uma comida muito apimentada? Pois bem, isso se deve aos capsaicinóides. Trata-se de um tipo de substância bioativa termogênica, que aumenta a produção de calor e a queima energética.
Além de acelerar o metabolismo, a pimenta é um termogênico natural que atua também na inibição do apetite, o que contribui para o processo de emagrecimento.
5 – Laranja-da-china
A laranja-da-china – também conhecida como laranja amarga ou laranja-azeda – é rica em um protoalcaloide chamado p-sinefrina. Vários suplementos utilizam a p-sinefrina em sua fórmula devido ao potencial termogênico e lipolítico (ou seja, de “quebrar” moléculas de gordura) dessa substância.
Essa fruta é um termogênico natural que pode te auxiliar na perda de peso, principalmente se você tiver um metabolismo mais lento.
Bom, ficou claro para que serve o termogênico?
Se o foco é emagrecer, saiba que você precisa saber combinar o uso de termogênicos com atividades físicas regulares e uma dieta saudável e equilibrada.
Por isso, é muito importante consultar um nutricionista e um educador físico para receber as orientações especializadas desses profissionais.
Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.
Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.
Fique por dentro das novidades e receba nossas promoções!