Todo empreendimento necessita de uma gestão bem feita para poder prosperar. Por isso, neste texto vamos apresentar para você o que é gestão empresarial, como realizar adequadamente e porque é um processo tão fundamental para o sucesso do negócio.
De fato fazer a gestão de uma empresa não é tarefa fácil pois surgirão muitos imprevistos e dúvidas ao longo da jornada.
Inclusive, para se ter uma ideia do impacto de uma boa estratégia e gestão, quase metade das empresas abertas no Brasil declaram falência ou fecham em até três anos de existência e a principal razão disso é a falta de gestão eficiente, segundo dados do IBGE.
Nenhum empreendedor quer que isso aconteça consigo, e para evitar fazer parte dessa estatística, a primeira ação a se tomar é aprender sobre o que é uma boa gestão e como exercê-la.
- Entenda mais sobre o que é gestão empresarial
- Benefícios de uma boa gestão
- Vantagens e contextos
- Tipos de gestão empresarial
- Gestão cadeia de valor
- Gestão ciclo de inovação
- Gestão de excelência
- Gestão democrática
- Gestão meritocrata
- Gestão autoritária
- Gestão com foco nos resultados
- Conclusão, dicas e oportunidades
Entenda mais sobre o que é gestão empresarial
Você confiaria em uma empresa de engenharia civil que não planeja detalhadamente todos os processos envolvidos no processo de construção de um prédio? Pois a administração de empresas também precisa desse planejamento detalhado, considerando todos os passos de crescimento e os objetivos que se deseja alcançar.
Ou seja, o seu negócio também precisa de atenção e um cronograma para crescer com segurança e qualidade.
Nesse contexto, a gestão empresarial é um conjunto de estratégias fundamentadas nas necessidades e objetivos da marca de modo a proporcionar um planejamento claro do desenvolvimento do negócio, ou seja, destina-se a promover melhores resultados à empresa.
A gestão lidera e edifica a equipe, motivando e se utilizando de todos os envolvidos para atingir os objetivos de equipe e finais da empresa.
Assim, é muito importante que o gestor esteja a par da equipe, pois ele precisa ter ciência de todos os setores, objetivos específicos e atividades responsáveis por promover o progresso do sucesso e o alcance de metas de forma eficiente e prática.
É preciso considerar neste ponto que em muitas empresas não há apenas o dono da empresa como gestor, existindo uma cúpula para conselho – em grandes negócios – e gestores para cada equipe.
Isso porque a gestão necessita de vários conhecimentos e aperfeiçoamentos, bem como visões distintas para um melhor direcionamento e resultado. Consequentemente, também é necessário constante estudo e análise de cenários para as medidas serem aplicadas.
Ao realizar a gestão de determinada empresa, são realizadas ações de planejamento que permitem mensurar problemas, evitar erros, fazer o gerenciamento de riscos, corrigir falhas já existentes e ponderar os números e potenciais resultados a partir das melhorias e decisões feitas.
Assim, a gestão pode ser aplicada em diversas áreas da empresa como a organização de processos, análise de custos, planejamento estratégico, demissões, contratações, recursos, tudo o que abrange o âmbito da empresa e seu posicionamento no mercado, não somente a administração.
Benefícios de uma boa gestão
Sabemos que a gestão empresarial tem vínculo com todos os procedimentos da empresa, que são realizados com base no planejamento estratégico, fruto também da visão e acompanhamento de lideranças para alcançar os objetivos estabelecidos.
Desse modo, se alguma melhoria é identificada, como a colocação de corrimão de inox para escada no estabelecimento para evitar que profissionais e clientes se firam, é dever do gestor estar ciente e conseguir um. Desse modo a equipe se sente importante e cuidada, bem como prejuízos diversos são evitados.
Então a gestão é a parte da empresa que a transforma em uma unidade funcional e rentável, motivando todos os envolvidos a trabalharem em prol de um objetivo concreto em comum.
Dito isso, listamos alguns benefícios que a gestão empresarial trás:
- Visão geral e sistêmica do negócio;
- Otimização do tempo;
- Aumento da produtividade;
- Tomada de decisões mais embasada e qualificada;
- Definição mais precisa e alcance de metas;
- Melhor integração dos setores;
- Qualificação dos controles internos;
- Melhor planejamento e aplicação do capital.
Vantagens e contextos
Um apropriado plano de gestão empresarial pode identificar falhas no funcionamento da empresa com base em análises, proporcionando o aperfeiçoamento ágil. Isso quer dizer que erros rotineiros podem ser resolvidos facilmente, melhorando o ambiente.
Por exemplo, em uma empresa que preza pela natureza, algumas medidas podem ser adotadas para reforçar essa missão. Desse modo, uma avaliação interessante é em relação a redução de lixos, avaliando o uso de aventais descartáveis ou limpáveis e reutilizáveis.
Ainda por meio de análises, o gestor consegue identificar quais atividades tomam mais tempo e quais são as mais eficientes, aumentando a produtividade.
Nesse sentido, uma maneira de aumentar a produtividade a partir da gestão é identificar na equipe os talentos e habilidades para determinadas funções desempenhadas na empresa.
Um dos melhores benefícios de se praticar uma boa gestão empresarial é ter fluxos mais claros e as finanças mais organizadas, já que com o planejamento há um melhor controle de entradas e saídas, custos e despesas, o que auxilia a assessoria contábil e avaliação da situação da empresa.
Outro exemplo é o planejamento estratégico, uma das características que a gestão empresarial promove para os processos e tomadas de decisão.
Atrelado a isso, amplia-se a competitividade para antecipar movimentos e inovações necessárias para renovar a marca frente a um cenário competitivo de mercado.
Tipos de gestão empresarial
Do mesmo modo que as empresas se diferem em perfil, necessidades e atividades, a administração também deve ser variada.
Se você pensa em se especializar em gestão empresarial, é interessante saber que existem tipos diferentes e formas de aplicá-las, considerando as especificidades do setor de atuação.
Para fazer a escolha entre quais processos de gestão e combinações melhor se encaixam em seu modelo de negócio deve-se levar em conta características da empresa, como seus valores, cultura e seus propósitos. Confira alguns dos principais modelos a seguir:
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Gestão cadeia de valor
Esse modelo de gestão pretende tornar a empresa mais competitiva, avaliando todas as atividades de relevância estratégica para a empresa para definir o valor da marca.
Periodicamente analisa-se a vantagem competitiva da empresa em relação ao mercado que atua.
Desse modo, uma empresa que conta com um sistema de cinco torres de resfriamento de água tem vantagem sobre as empresas que possuem somente três, por exemplo.
Uma boa ideia é agregar uma equipe de marketing nesse modelo pois assim será feita uma melhor análise de mercado e o foco principal será o público-alvo e sua satisfação, promovendo melhores ações para essa audiência.
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Gestão ciclo de inovação
Nesse modelo de gestão os processos tem como foco a inovação, sendo o cerne das ações da empresa. Aqui também vale ser competitiva no mercado e o intuito é se destacar por processos mais ágeis, qualificados e transformadores.
A inovação se entende como planejamento e implementação de novos processos, serviços e produtos para se manter à frente dos concorrentes.
É um modelo dividido em três grandes etapas: criação, implementação e capitalização.
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Gestão de excelência
Ao abordar o modelo de gestão de excelência, também conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Act – planejar, desenvolver, verificar, agir), pode-se classificar como um modelo de gestão que visa a melhoria contínua de serviços e produtos.
Quando surge um problema, é necessário saber não só como surgiu, mas também como resolvê-lo, focando na causa e a em sua resolução.
Destaca-se aqui que esse modelo de gestão pode ser implementado em todo tipo de negócio, já que o objetivo primordial é torná-lo eficiente por meio de uma boa gestão clara e objetiva.
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Gestão democrática
Conhecida também como gestão participativa, nesse modelo o gestor dá a seus líderes a oportunidade de opinarem e participarem das tomadas de decisão da empresa.
Assim, independentemente do cargo ou tarefas designadas, todos os indivíduos participantes da empresa têm a chance de expor suas ideias e contribuir com melhorias, afinal grandes ideias para o negócio podem surgir de qualquer colaborador interessado e estimulado.
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Gestão meritocrata
Esse modelo de gestão empresarial dá aos funcionários reconhecimento em função da sua performance no trabalho.
Tende a tornar o ambiente empresarial mais competitivo, já que todos os participantes querem ser reconhecidos por seu devido desempenho.
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Gestão autoritária
Nesse modelo, o gestor é a pessoa responsável por tomar todas as decisões dentro da empresa. Todo planejamento, projetos e estratégias precisam da sua aprovação.
Um dos motivos pelo qual o gestor é a pessoa que precisa estar integrada em todos os setores é a verificação de necessidade desse modelo de gestão empresarial e identificação ágil das demandas e melhorias.
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Gestão com foco nos resultados
Um modelo de gestão que tem total foco nos resultados, sendo bastante quisto em situações em que empresas estão passando por dificuldades e necessitam melhorar o desempenho.
Ou seja, todos os esforços são direcionados aos resultados obtidos e em qualificá-los, mesmo que sacrifícios sejam necessários durante o processo.
Um exemplo disso é quando uma empresa de ar condicionado precisa de mais vendas e instalações mas há imprevistos com a frota, fazendo com que o dono precise disponibilizar seu carro pessoal para uso da empresa. Contudo, é preciso ter atenção às cessões feitas.
Resultados, no entanto, variam de empresa para empresa. Em uma startup, por exemplo, o resultado pode ser o escalonamento do projeto, enquanto em uma empresa de porte pequeno esses resultados podem ser as vendas.
Assim, a avaliação do objetivo e necessidade é crucial para direcionar as ações que serão implementadas.
Conclusão, dicas e oportunidades
O profissional de gestão empresarial é uma pessoa necessária em qualquer empresa que queira se manter saudável e progredir com o tempo.
Para ser um profissional capacitado na área, é necessário muito conhecimento.
Geralmente esses profissionais são formados em administração, porém isso não é uma obrigatoriedade.
Para se tornar um gestor, basta um curso de especialização que tem duração média de dois anos e se manter focado em processos de análise e reconhecimento de oportunidades e riscos.
O gestor é alguém qualificado com conhecimentos específicos na área de administração, mas que precisa ter várias habilidades pessoais.
Ser simpático, segurar o portão de alambrado para outras pessoas passarem na entrada da empresa, por exemplo, e saber ouvir suas equipes e identificar aspectos de mercado são fundamentais para o devido posicionamento.
Mesmo possuindo um setor de recursos humanos na empresa, gerir pessoas também é função desse profissional. Assim, conhecer seus funcionários faz parte do trabalho designado.
Fique atento para sempre motivar sua equipe a fazer um bom trabalho, observe como funciona o ambiente para mantê-lo com um bom clima, engajando os profissionais.
Além disso, o planejamento é algo que vai acompanhar sua carreira em qualquer empresa, do início ao fim, mesmo que alterações sejam necessárias.
Um bom gestor sempre faz uma autoavaliação do seu produto e/ou serviço. Saiba o que a sua empresa oferece e qual o valor disso. Desse modo, ao fazer uma análise de mercado, sua solução terá vantagem competitiva.
A tecnologia é uma aliada, se utilize de ferramentas de organização para facilitar a comunicação e relações dentro da empresa. Desse modo as informações de conhecimento geral estarão reunidas em um local de fácil conferência.
Para uma gestão empresarial bem feita, é preciso analisar periodicamente quais são os resultados das suas ações como gestor e o que se deseja atingir. Isso é feito para saber se o seu modelo de gestão está de fato funcionando ou não, aplicando melhorias e possibilitando que o negócio continue crescendo e se aperfeiçoando.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.