Muitas pessoas desejam se tornar empreendedoras e ao mesmo tempo têm a dúvida de como ser um bom líder de equipe, ou seja, quais são os requisitos necessários à liderança de forma assertiva.
Cada vez mais, o mundo corporativo evolui e com isso, existem adaptações em todos os espaços do ambiente de trabalho.
Para ter uma liderança considerada assertiva, além de fazer o bom gerenciamento de seus colaboradores, é importante ter autoconhecimento, saber identificar seus defeitos e ter uma boa comunicação.
Infelizmente, algumas pessoas não sabem liderar e isso acaba afetando todo o desempenho da empresa.
Alguns sinais disso, são elevadas taxas de turnover (troca ou rotatividade dos funcionários), assim como um sentimento de medo ou tensão ao falar do chefe.
Isso é uma ação negativa e que tem sido considerada como ultrapassada quando falamos sobre novas empresas.
Por conta da importância desse tema, nesse artigo falaremos sobre como é possível ter uma liderança eficaz em sua empresa! Ficou curioso? Então confira os detalhes no decorrer deste artigo e aproveite a leitura!
Chefe x líder: o que é melhor?
O primeiro passo quando falamos sobre uma liderança assertiva é reconhecer as diferenças entre chefe e o líder.
O chefe representa uma figura de autoridade e muitas vezes trata seus colaboradores como meros funcionários. Essa autoridade pode se transformar em autoritarismo, assim como Influenciar uma tomada de decisões que seja centralizada.
Um ponto bastante negativo no aspecto da chefia é quando essa comunicação parte do nível superior ao nível inferior sem que ocorra um feedback ou uma troca de experiências.
Quando falamos sobre liderança ou a figura de um líder, estamos nos referindo à imagem de uma pessoa que serve para inspirar os seus colaboradores.
Algumas empresas mais modernas têm adotado a figura do líder ao invés do Chefe.
O líder é aberto a ouvir opiniões e críticas dos seus colaboradores favorecendo aspectos ligados à comunicação, assim como acompanha todo desempenho e trabalho de sua equipe.
Um líder também é respeitado, mas não por um aspecto autoritário e sim pelo seu profissionalismo.
Essa mudança de postura entre ser chefe e ser líder é importante quando o assunto é cooperação dos colaboradores, assim como com os resultados dentro da sua empresa de etiquetas para produtos de limpeza, se for o caso.
É importante ressaltar que isso vale para qualquer empresa, seja uma de grande porte (ou seja, uma empresa que lida com vários funcionários), até as de pequeno porte.
Por que o líder deve ser assertivo?
Nesta parte do artigo, nos dedicaremos a esclarecer os motivos pelos quais sua empresa deve ter uma liderança assertiva. Dentre as vantagens, podemos destacar:
- Melhora da comunicação entre os setores;
- Redução de índices de turnover (rotatividade do colaborador);
- Melhora o desempenho e a eficiência dentro dos setores;
- Aumenta o número de vendas;
- Permite conquistar e fidelizar os clientes;
- Promove o trabalho entre os colaboradores de forma integrada;
- Atuação de forma mais livre e com redução da pressão;
- Melhora a imagem da empresa;
- Torna o ambiente de trabalho mais agradável.
Diante dessas vantagens, já é possível ver como a liderança assertiva pode afetar positivamente sua empresa de cesta basica Campo Grande MS ou de outro segmento.
De modo geral, podemos destacar que o líder é a pessoa que atuará na condução da sua equipe e para que esse trabalho flua de forma eficiente é essencial trabalhar com diretrizes que levam a um bom ambiente de trabalho, com mais flexibilidade e integração.
Como é possível desenvolver uma liderança assertiva?
Entendendo os benefícios dessa ação para sua empresa de serviços de contabilidade preços, o grande desafio é compreender os métodos e formas de desenvolver uma liderança assertiva.
Algumas pessoas, por exemplo, acabam fazendo cursos, workshops e treinamentos para desenvolver suas habilidades como líderes.
Neste artigo, vamos destacar algumas dicas que são indispensáveis para quem deseja ter uma boa liderança dentro de qualquer ambiente empresarial.
Comunicação transparente com os colaboradores
Quando falamos sobre comunicação no ambiente organizacional é importante entender os tipos e formas de se comunicar.
Uma das Comunicações é a descendente, ou seja a que vem de cima para baixo saindo do líder até o colaborador. Também existe a comunicação ascendente que está de baixo para cima, saindo do colaborador até chegar ao líder.
Mas, alguns modelos mais avançados de empresa tem trabalhado em cima de uma comunicação que seja circular, abrangendo todos os setores e departamentos, sem necessariamente contar com um nível hierárquico.
O que importa dentro de uma liderança é saber falar, mas também saber ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer.
Por isso, é muito importante que a comunicação não seja centralizada e sim, aberta dentro de um departamento.
Além disso, essa comunicação não pode ser violenta, de modo a desenvolver empatia e respeito no momento de passar o feedback ou uma orientação ao colaborador.
Um exemplo prático pode envolver o momento que o seu colaborador errar um orçamento obra residencial e passar um preço equivocado.
Como você deve agir? Alguns chefes agiriam de forma rude, mas é importante compreender e orientar o colaborador, de modo a ter uma comunicação que seja clara e eficaz.
Neste sentido, é possível defender seu ponto de vista ou ideia sem agredir ou ofender o colaborador. A ideia não é fazer com que a pessoa se sinta inferior ou até mesmo, menosprezada.
Conheça os seus colaboradores
Assim como conhecer os clientes de uma empresa é essencial, conhecer os colaboradores é imprescindível para que sua liderança seja assertiva. Existem pontos fortes e fracos em cada pessoa e cabe ao líder identificar, de modo a explorar as potencialidades.
Por exemplo, o colaborador pode ser muito bom em desenvolver um projeto cozinha industrial, mas tem dificuldade em outros setores.
Dessa forma, conhecendo e investindo onde seu colaborador é bom para que a empresa tenha melhores resultados e possa direcionar sua atenção para o fortalecimento de habilidades.
O fortalecimento das habilidades do seu colaborador também pode ocorrer por meio do investimento em treinamentos e cursos de capacitação, dentro de um assunto que tenha a ver com a área de atuação da pessoa, como cordoalha de aço ou outros segmentos.
Além disso, é importante também que o líder ofereça feedbacks de modo regular ao seu colaborador, fazendo uma avaliação do seu desempenho, destacando pontos positivos em sua atuação, assim como pontos que carecem de melhoria.
Para isso ser feito, é fundamental desenvolver o hábito de conversar com os colaboradores, com um tom de leveza, mas que ao mesmo tempo, sirva para o seu crescimento pessoal e profissional.
Aposte na descentralização do poder
Temos falado nesse artigo sobre a descentralização da comunicação, mas neste momento vale a pena falar também sobre a descentralização do poder.
Quando uma empresa vai bem, o crédito não vai somente para o líder, mas sim para toda a equipe. Dessa forma é importante que o líder que trabalha de modo assertivo compartilhe seus planos e metas com a equipe.
Essa ideia de descentralização é importante para a integração e crescimento da equipe, podemos explorar novas funções e potencialidades que antes eram desconhecidas.
Ou seja, um bom líder trabalha para o crescimento e desenvolvimento de seu colaborador e isso só é possível se o poder estiver descentralizado.
Não dá para o líder viver com medo de perder seu espaço ou local, sendo substituído por outra pessoa. Dessa forma, é fundamental que a equipe atue de forma integrada e não com uma competição entre colegas.
Invista em tecnologia
A última dica que vamos trazer nesse artigo diz respeito à importância de investir em tecnologia no momento de integrar e gerenciar sua empresa de móveis com estrutura de ferro, assim como as equipes de seu negócio.
No mercado, já existem diversos softwares que ajudam no processo de identificação do rendimento e desempenho do colaborador, por meio da emissão de relatórios e análise de dados.
Outro elemento bastante interessante é o uso de programas digitais que pode fazer com que as equipes trabalhem de modo conjunto, verificando quais são suas atividades e podendo atualizar o status (como em andamento ou concluído).
Por exemplo, você trabalha com uma empresa de ar condicionado em Salvador e possui uma planilha digital em que é possível identificar quais elementos precisam de manutenção, como estão as vendas, a área comercial e de marketing, dentre outros.
Conclusão
Como vimos neste artigo, para ser um bom líder é necessário, acima de tudo, ser um bom ouvinte para seus colaboradores e saber como construir uma comunicação capaz de incluir todos sem distinção.
Líderes não nascem prontos, são construídos através de experiência, muito estudo e troca com seus parceiros de trabalho. Estar aberto a aprender é fundamental para formar um time coeso que traga resultados satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.