Ainda não sabe como reduzir o abandono de carrinho em sua loja online? Esse é um dos questionamentos que mais acompanham aquelas pessoas que trabalham com lojas online, principalmente porque, na atualidade, a quantidade de lojas virtuais acaba ultrapassando a de lojas físicas.
Sendo assim, é necessário buscar técnicas relevantes para o seu negócio, que poderão favorecê-lo e, também, evitar que os clientes deixem as possíveis compras abandonadas nos carrinhos. Neste artigo, você vai aprender as formas mais práticas de impedir que isso aconteça e, consequentemente, aumentar suas conversões.
Utilize e-mail marketing
Nem sempre aprender como reduzir o abandono de carrinho em sua loja online vai garantir que todos os clientes parem com esse hábito. No entanto, você ainda tem a chance de fazê-lo re-decidir e concluir a compra. Para colocá-lo em prática, você pode usar o e-mail marketing.
A ferramenta pode e deve ser utilizada de diversas formas, não apenas para anunciar ofertas e promoções, ou para lançar linhas de produtos. Algumas ferramentas de remarketing permitem que você envie um e-mail aos clientes que abandonaram o carrinho (por qualquer motivo), convidando-os a concluir a compra em andamento.
Para deixar a tentação ainda mais forte, você pode incluir um cupom de desconto ou frete grátis na sua próxima compra. Isso fará com que as taxas de conversão cresçam de modo exponencial e, consequentemente, ampliem o lucro e reduzam o abandono desses carrinhos.
Faça processos de pagamento seguros
A segurança está acima de tudo. Os compradores não compram em lojas on-line que não consideram seguras, portanto, invista em ter uma política de privacidade clara e exibi-la em sua loja on-line com logotipos, certificados e botões de segurança. Isso aumentará rapidamente as taxas de conversão da loja.
Mais importante ainda, invista em gateways de pagamento com sistemas antifraude robustos e integrados para identificar transações fraudulentas sem impedir que compradores genuínos possam fazer compras normais em seu e-commerce. Assim, a redução do abandono de carrinho será uma realidade.
Traga benefícios
Ao realizar uma compra, os consumidores são guiados por estímulos que levam à impulsividade. Frete grátis somente neste final de semana? O consumidor aproveita para fazer uma compra e certificar-se de que economizou dinheiro. A sensação de urgência também ajuda a finalizar as compras.
Existe um cupom para a próxima compra? Ele com certeza ganhará algo na próxima vez que retornar ao seu site para fazer uma nova compra. O importante é que o cliente sempre se sinta beneficiado, de uma forma ou de outra, ao decidir fazer uma compra em algum site em específico.
Amplie as formas de pagamento
Para saber como reduzir o abandono de carrinho em sua loja online, é necessário aumentar a quantidade de formas de pagamento da sua loja online. Hoje em dia, os consumidores estão dispostos a fazer compras pelo crédito, débito, boleto e, principalmente, pelo Pix, que é uma forma de pagar ágil e segura.
Quando uma loja online acaba limitando as suas formas de pagamento, isso traz um certo desconforto para os consumidores. Eles querem sentir que têm várias opções na hora de fazer uma compra, principalmente porque isso traz, de certa maneira, uma sensação de dominância naquele instante.
Traga informações completas
Os carrinhos de compras de e-commerce precisam exibir todas as informações da forma mais clara possível, pois não há margem para dúvidas ou surpresas – como a existência de taxas adicionais a serem pagas.
Quando um cliente chega em seu carrinho, ele precisa saber a maior parte ou tudo o que está comprando. Exponha todas as informações de forma clara para evitar que ele fique desconfiado.
Exiba o preço do produto separadamente do frete e, em seguida, exiba a soma dos dois. Os prazos de entrega também devem ser visíveis para não frustrar as expectativas do consumidor.
Dê uma maior variedade de frete
Não é nenhum segredo que vivemos em um país de tamanho continental. A escala do Brasil é um desafio para os gestores de e-commerce, pois aqueles que não possuem centros de distribuição espalhados pelo país, para facilitar a entrega de seus produtos, precisam ter parceiros que possam prestar esse serviço a um preço justo.
Dito isso, o ideal é trabalhar com vários parceiros para entregar seu e-commerce. Imagine um consumidor morando dentro do estado do Amapá. Sua cidade ou capital do estado pode não ser capaz de atender às suas necessidades de produtos.
Se o preço do produto for menor e você oferecer apenas um parceiro para entregá-lo, há uma grande chance de que esse cliente tenha que pagar mais pelo frete do que o próprio produto. Além das empresas privadas, os correios são uma forma mais barata e eficiente de enviar produtos para o mercado interno. Há sempre vários parceiros na entrega.
Todas estas dicas irão ajudar a entender como reduzir o abandono de carrinho em sua loja online para melhorar o retorno do seu negócio!