Com o mercado tão competitivo e as empresas sempre tendo que inovar para crescer, a gestão estratégica de negócios traz consigo boas ideias para fazer esse crescimento acontecer.
Não basta somente a sua empresa estar em constante inovação na busca de crescimento, é preciso também uma estratégia de crescimento.
Desenvolvendo a estratégia de negócios
Quando os objetivos concretos de crescimento aderem a uma conduta de estratégia, os resultados serão atingidos mais facilmente.
Essa estratégia é um conjunto de ações que visam atingir a melhoria do negócio e aprimorar a gestão da empresa em questão.
Qualquer empresa deseja crescer no mercado, conquistando cada vez mais clientes, e assim, batendo seus concorrentes. O que elas precisam ter em vista é que, as que realmente conseguem, dificilmente tem somente um plano em ação.
Esse plano estratégico que visa o crescimento da empresa faz parte da gestão. Se bem elaborado, este permite uma melhor visualização quanto ao posicionamento da empresa no mercado.
É preciso dizer que o caminho para atingir o crescimento não é tão fácil, é necessário perseverança, dedicação e paciência. É um processo longo com muitos imprevistos e desafios.
Passar de um único motoboy para uma logística internacional, por exemplo, requer tempo de crescimento.
Contudo, isso pode não ser impossível. Ter em vista o posicionamento da sua empresa no mercado e objetivos concretos a se atingir já é um ótimo começo para quem quer iniciar essa jornada.
Pontos para gerar eficiência na estratégia de crescimento
Se o objetivo é ter um crescimento significativo e escalável, a gestão da empresa precisará, além das estratégias de ação, definir metas de curto, médio e longo prazo a serem atingidas.
Uma financiadora de carros que quer expandir suas vendas, precisa estabelecer metas como: trinta carros em um mês, trezentos carros em seis meses e quinhentos carros em um ano.
O gestor precisa ter uma visualização clara da identidade da sua empresa e como ela é vista no mercado de atuação. É comum empresas não terem uma noção da sua imagem no mercado.
Qual o seu diferencial
É interessante para a empresa que essa saiba seus diferenciais, os pontos positivos da sua marca que te colocam sobressalente as concorrentes.
Por exemplo, uma construtora regional que oferece laje protendida a quem fechar um projeto grande, possui um diferencial promocional.
O crescimento de uma empresa surge de um foco em determinada área e atuação imbatível nas competências daquele foco.
Esses pontos podem ser descobertos com uma autoanálise. Por isso, procure escutar o feedback do seu cliente quanto ao seu produto ou serviço. Saiba as necessidades dele para poder oferecer a solução.
Um exemplo é um serviço de assistência médica que notou que seus clientes pesquisam muito em seu site varicocele tratamento. Ao perceber, começaram a oferecer a cirurgia e receberam avaliações positivas.
Caso a sua empresa não tenha conhecimento desses pontos ainda, tanto o marketing quanto o setor de vendas terão dificuldades em divulgar e comercializar o seu produto ou serviço ao público.
Tenha um público-alvo definido
Por falar em público, um ponto muito importante para qualquer empresa é conhecer seu público alvo. Para quem o seu negócio quer vender?
Ao saber quem é a sua persona (representação fictícia do cliente ideal de um negócio), é possível direcionar o marketing da empresa, desvendar os problemas mais comuns desse público alvo e lhes oferecer a solução.
Hábitos e demandas de consumo do seu público-alvo podem te dizer qual a inovação que a sua empresa precisa. Afinal são eles que fazem o seu negócio existir.
Se caso você tenha uma empresa de comunicação visual e perceba que a pesquisa recorrente recente do seu público-alvo é “placa de ACM preço”, você tem um belo indicativo de qual produto pode ser o tema de uma promoção.
Por isso, para fazer o marketing de crescimento, é necessário agilidade por parte da gestão, de conseguir adotar pequenas mudanças, táticas alinhadas ao comportamento do seu potencial cliente.
A satisfação do seu cliente é a sua prioridade quando o assunto é gestão estratégica de negócios. É comum uma determinada empresa querer expandir seu negócio e acabar por se descuidar quanto a qualidade do seu produto ou serviço.
Uma boa frase para se ter em mente é: crescer a qualquer custo não é viável quando isso afeta a qualidade do produto ou serviço, pois isso compromete a relação com o público-alvo.
Definindo o seu público-alvo, fique atento a oportunidades que possam surgir. Quando realizar ações relevantes a eles ou lançar novos produtos e ou serviços com base em observações desse público.
Concorrência não significa desistência
Outro ponto para se ter em mente na sua caminhada de construir uma estratégia de crescimento é não se deixar intimidar pela concorrência.
O ideal é conhecer seus concorrentes, para poder ser melhor que eles. Com um estudo de mercado, descubra os pontos fracos dos seus concorrentes e tenha uma vantagem competitiva contra eles.
Se dispondo a atualizar periodicamente essa análise de mercado, fique atento a tendências que possam surgir.
Conhecendo o segmento, aposte e invista naquilo que você acredita que possa ser um próximo sucesso na área.
Parceiros e aliados
No que diz respeito a outras empresas, é interessante fazer parcerias comerciais pois isso pode ser uma ótima maneira de impulsionar seus negócios. Além de expandir o seu campo de atuação, a conquista de novos clientes é bem possível.
Essa aliança comercial tem várias possibilidades, procure parcerias com investidores, fornecedores, até mesmo um revendedor em troca de uma porcentagem.
O bom gestor é aquele que conhece e motiva a sua equipe. Na estratégia de crescimento da empresa não é diferente: saiba valorizar todos os seus colaboradores, pois são eles que estão juntos com você nessa jornada de crescimento.
Para manter a equipe motivada com a empresa, é preciso a transparência quanto aos números de crescimento.
Além disso, é interessante motivá-los através de bonificações, brindes como garrafa personalizada com nome, por exemplo, quando metas forem atingidas.
O crescimento da empresa é feito em conjunto com todos os colaboradores, que caminham em direção aos objetivos. É preciso que o líder mantenha essa equipe motivada, assim tanto a equipe quanto o líder podem manter o foco.
Finanças precisam estar em dia
Um ponto muito importante para a gestão estratégica de negócios dar resultados é o investimento: para poder crescer é preciso investir.
Então se a empresa em questão está trabalhando no negativo, o processo de crescimento terá muitas dificuldades.
Um processo muito necessário que precisa constar em qualquer plano de crescimento empresarial é o controle das finanças. Um bom gestor tem o controle financeiro ajustado.
Uma maneira simples de ter acesso às finanças da empresa é o gestor possuir a conexão remota do sistema usado pelo setor financeiro.
Se necessário então, é preciso realizar os ajustes entre despesas e entradas. Equilibrar a receita da empresa se atentando sempre aos prazos de remuneração e depósitos.
Saber como é o fluxo de caixa da sua empresa te ajudará em praticamente todas as tomadas de decisão.
Colocando tudo em prática
Depois de decidir e elaborar as suas estratégias de crescimento no mercado, é importante acompanhar os resultados disso.
De forma sistemática, observe as principais métricas que vão te indicar o progresso do seu plano em direção ao crescimento.
Essas métricas, são os seus indicadores de crescimento, e devem estar intimamente relacionadas com os objetivos a se atingir dentro das estratégias adotadas.
Algumas empresas estabelecem métricas sem efetividade real nos resultados buscados.
O marketing será um grande aliado na sua jornada de crescimento, tanto para auxiliar nas estratégias de crescimento diretamente atreladas a campanhas de marketing, como em acompanhar essas métricas de crescimento, por meio de números de engajamento.
Ao fazer esse acompanhamento sistemático das métricas, sua empresa consegue perceber quais são as estratégias que são efetivas de fato e quais não são.
As produtoras de filmes, por exemplo, precisam ler as avaliações das suas peças audiovisuais para saber o que de fato seus consumidores gostam.
Assim, ao identificar as estratégias que funcionam bem, o ideal é reforçá-las e ampliá-las se possível. Paralelamente, identificando as estratégias que não estão com os resultados tão bons, efetue os ajustes necessários, ou até a suspensão se necessário.
O bom gestor sempre tem em mente que é preciso ser flexível. Essas alterações de otimização ao longo do processo são essenciais. Além disso, avaliar a adoção de novas estratégias também é parte do gestor.
Tendo em vista tudo isso, aqui vão alguns pontos que podem ser trabalhados em qualquer tipo de negócio que visam o crescimento:
- Sempre se planeje;
- Foque nos seus pontos fortes;
- Satisfação do seu público deve ser prioridade;
- Use a concorrência como motivação para melhorar;
- Tenha parceiros dentro e fora do negócio;
- Controle as finanças minuciosamente.
Agora que você pode conhecer algumas estratégias para crescimento de negócios, entenda quais são as que melhor se encaixam no seu empreendimento e tenha um crescimento exponencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.