Você sabe o que significa a consultoria em marketing digital? De antemão já falamos que ela é essencial para quem possui atividades no ramo.
Porém, nem todo mundo sabe o que significa e muito menos por onde começar, por isso, este artigo foi desenvolvido pensando em esclarecer alguns pontos sobre o assunto.
Algumas dúvidas são rotineiras para o iniciante, como por exemplo: por onde começar, se é melhor pelo perfil em redes sociais ou email marketing. Ou ainda, se investe primeiro em ADS ou no blog.
Por incrível que pareça essas dúvidas citadas acima são mais comuns do que se pensa, portanto, o mais indicado é uma consultoria de marketing digital.
Como o próprio nome sugere, se trata de uma consultoria a fim de nortear o negócio digital.
Através de ferramentas e técnicas a consultoria de marketing digital consegue entender as dores do público alvo e desenvolve estratégias específicas para cada cliente.
Por que a consultoria de marketing digital é necessária?
O campo do digital é uma área inovadora e produtiva que o é sob qualquer ponto de vista, seja na capacidade de comunicação em relação a um público empresarial ou na capacidade de análise e contagem.
No entanto, vale ressaltar que essa área está em constante evolução e não há muitas empresas de consultoria de marketing digital que realmente cumpram o que prometem.
Uma empresa de consultoria de marketing digital eficiente será um parceiro indispensável que se compromete a acompanhar o surgimento de novas tendências importantes nesta área e recomendar as soluções mais produtivas para o seu negócio.
Atualmente, não basta lançar um site, realizar uma campanha publicitária e esperar que o número de clientes aumente e as vendas aumentem significativamente.
É necessário que cada etapa, cada elemento seja uma espécie de sistema completo, permitindo que você conduza uma estratégia de marketing competente.
Além disso, um consultor na esfera digital deve tomar decisões sobre a promoção do negócio do cliente com base em dados de especialistas do campo competitivo e da prática internacional.
É claro que um verdadeiro parceiro deve apreciar a verdadeira “cara” da empresa, o site do cliente: avaliar seu grau de atividade; realizar uma análise dos principais objetivos. Recomende serviços específicos que aumentem as taxas de conversão etc.
Todos os dias perfis em redes sociais e o site são visitados, como resultado, quem é cliente de consultoria de marketing digital recebe os melhores serviços nessa área, que são representados por uma equipe que forma uma determinada estratégia e visão de como divulgar a empresa online.
Devido ao fato de que o negócio está cada vez mais conectado com o online, ele simplesmente precisa categoricamente de um consultor no campo do digital, isso se quiser crescer e obter os resultados esperados.
A área online é um ambiente específico que está sujeito a mudanças nas relações entre o próprio negócio e a agência, essa área deve ser claramente planejada, sujeita a mudanças e configurações claras no plano de ação.
Qual o objetivo da consultoria?
De forma explicativa dividimos em 3 partes, a fim de não deixar dúvidas sobre como este tipo de consultoria pode ser importante para o seu negócio.
- Diagnosticar problemas
A empresa de consultoria olhará para o seu negócio com outros olhos e identificará melhor os problemas, e o melhor dará a solução.
Através de análises do cenário atual, a empresa contratada levantará hipóteses e traçará as melhores alternativas.
Algumas coisas simples como chat boot, posição ou nova identidade visual precisam ser bem feitas, uma empresa de consultoria de marketing digital ainda verificará o seu negócio perante o Google Analytics.
- Planejamento
O planejamento dará o norte e manterá as estratégias alinhadas de acordo com o objetivo do seu negócio.
Por mais que você pense que você consiga fazer essas coisas sem ajuda, não é tão simples como parece. Se não souber utilizar as métricas a seu favor poderá inclusive prejudicar sua empresa.
Você sabe dizer quantas ações terá que realizar no dia para obter retorno financeiro? Quantas visitas será preciso para fechar um negócio? Esses dados uma empresa de consultoria poderá te informar além de te mostrar o caminho.
- Definição dos próximos passos
Depois que o planejamento estiver pronto é hora de traçar os passos para que o planejamento ocorra conforme o planejado.
Se o problema for baixa taxa de conversão, com o planejamento em mãos será traçado as propostas para inverter essa situação negativa, e assim com outras situações.
Que resultados esperar da consultoria de marketing?
Acreditamos que nesse ponto você já tenha compreendido a importância de uma consultoria, portanto, falaremos abaixo sobre o que você pode esperar de resultados após contratar uma consultoria.
Realização de atividades
É importante falarmos sobre este ponto, porque muitas pessoas contratam achando que podem cruzar os braços e que a empresa irá fazer todas as atividades.
Algumas fazem mesmo, a gestão de todas as redes etc., porém o foco não é esse e vamos esclarecer, para que não haja dúvidas.
O papel da consultoria em marketing digital é justamente identificar falhas e sugerir atividades para a inversão dos fatos.
A empresa após estudo e levantamento de dados vai fornecer uma “receita” e é só seguir para obter sucesso.
Horários
Antes de fechar uma proposta com alguma empresa verifique como vai funcionar a questão de horas, o que está incluído e o prazo das atividades, isso pode evitar dor de cabeça no futuro.
Horários não apenas de trabalho prestados, mas também sobre os de tirar dúvidas, caso surja algum questionamento quando o consultor não estiver na empresa, saber a hora de atendimento no suporte ajuda muito.
Sobre quando contratar a resposta é o quanto antes, uma consultoria não serve apenas quando a empresa não está indo bem.
Do contrário, a consultoria serve para ajudar ainda mais, mudando uma coisa ou outra os resultados podem ser melhores.
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Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com a agência de marketing Chili, uma agência especializada em estratégias para alavancar o seu negócio na internet.