Procurar por ferramentas úteis para pesquisa de marketing online se tornou muito comum, principalmente após a chegada do smartphone há alguns anos.
Provavelmente você nem lembre como é viver sem um, fato é que os hábitos de consumo mudaram e todos recorrem ao celular para diversas finalidades, inclusive para pesquisar e comprar.
Com esse advento, se tornou mais fácil alcançar o cliente, e devido à alta concorrência, os compradores se tornaram ainda mais exigentes. Não basta exibir os benefícios de um produto para vendê-lo.
De acordo com dados coletados pela empresa On You e CPI, o cliente deseja cada vez mais uma experiência única e valiosa.
Hoje a jornada de compra e o produto/serviço precisam ter um toque de personalização. Para tanto, é necessário conhecer o cliente e captar suas dores e desejos.
No mundo online, tudo isso pode ser feito utilizando ferramentas úteis para pesquisa de marketing. Conheça 7 e comece a usá-las agora mesmo!
Quais são as ferramentas úteis para pesquisa de marketing?
Pesquisa de campo online
Quão estranho seria se há algum tempo alguém dissesse que você poderia realizar uma pesquisa de campo, sem estar, de fato, em campo?
Com a internet, você pode ter contato com informações globais, não importa onde esteja, basta uma conexão com a internet para ter acesso às ferramentas mais importantes para o seu negócio. Conheça duas delas.
Google Trends
O Google Trends vai te ajudar a saber o que as pessoas estão pesquisando na internet. Onde está o interesse delas agora? Em qual lugar estava no mês anterior? E no último ano? E nos 5 que passaram?
Além disso, usando este recurso, você poderá buscar palavras-chave relacionadas ao seu negócio para verificar o seu volume de buscas mês a mês.
Outro ponto que chama a atenção é a possibilidade de comparar palavras-chave para verificar qual delas teve melhor desempenho dentro de um período.
Usando as ferramentas úteis para pesquisa de marketing, você pode obter dados importantes sobre os interesses dos seus potenciais clientes.
Ubersuggest
Essa aplicação é muito conveniente para quem deseja construir uma estratégia de produção de conteúdo otimizado para motores de busca como o Google e Bing.
Na pesquisa de palavras-chave da ferramenta, você verá diversas análises ao buscar um termo:
- volume de buscas;
- estimativa de custo em anúncios patrocinados;
- nível de interesse pelo termo buscado;
- sugestão de keywords relacionadas;
- nível de concorrência da palavra, descubra se é fácil ou difícil atingir seus objetivos de ranqueamento;
- mostra o desempenho dos concorrentes.
Sem dúvidas, é uma das ferramentas mais úteis para pesquisa de marketing se você pretende atingir o topo dos buscadores.
Entrevista com o público
Monitorar o que o público está buscando e entender seus interesses nas redes sociais é uma parte do todo, a segunda parte é ouvir o feedback direto de quem compra ou comprará da sua empresa.
A entrevista com o público é um mecanismo importante para direcionar os esforços do negócio, e mais uma vez, podemos fazer isso usando ferramentas úteis para pesquisa de marketing, e aqui, estamos falando dos formulários.
Google Form
O formulário de pesquisa do Google tem diversos recursos e é bem completo quando o assunto é entrevistar clientes.
Por meio dele, você pode criar:
- questões de múltipla escolha;
- com listas;
- filtros;
- ramificações para outras páginas.
Há ainda outras possibilidades:
- personalizar a URL;
- colocar vídeos e fotos;
- analisar os resultados através de gráficos gerados pela própria ferramenta.
Sabe o que é mais proveitoso ainda? Traçar um plano de ação a partir das informações obtidas e estruturá-lo num diagrama online para apresentar a estratégia para toda a equipe de forma visual e didática.
Survey Monkey
O Survey Monkey é uma ferramenta de pesquisa robusta que possui uma versão gratuita e alguns planos pagos.
Ela possui mais de 150 modelos de formulários que podem ser personalizados de acordo com sua necessidade. No entanto, na sua versão gratuita é possível criar formulários com apenas 10 perguntas e coletar até 100 respostas.
Além disso, existe um banco de perguntas e você pode pesquisar por temas e escolher as recomendadas.
Para quem deseja fazer pesquisas com uma amostragem maior, é necessário escolher um dos planos pagos para usufruir de todo aparato que a ferramenta oferece.
Análise da concorrência
Entender o que as outras empresas estão fazendo, se estão obtendo sucesso ou não é uma prática importante para aprender com os erros e acertos de quem já fez o que você quer fazer.
Algumas ferramentas úteis podem te ajudar nessa pesquisa de marketing.
Buzzsumo
Afinal, o que está acontecendo no mercado digital? É isso que a Buzzsumo responde. Seu mecanismo é capaz de buscar o conteúdo mais compartilhado nas redes sociais sobre um assunto específico, autor ou domínio.
Uma ideia é buscar termos relacionados ao segmento da sua empresa e ver as iniciativas da concorrência que estão fazendo sucesso por aí.
Lembrando que a ferramenta não traz apenas dados dos motores de buscas, mas também das redes sociais.
Ter dados das mídias sociais é muito importante, já que é lá que seu público terá a oportunidade de se expressar.
SEMrush
Quando falamos em otimização SEO é muito importante entender o que a concorrência está fazendo, e nesse assunto, uma ferramenta útil para pesquisa de marketing é o SEMrush.
Com ele será possível analisar outros domínios e analisar os seguintes critérios:
- principais palavras-chave orgânicas e de anúncios;
- backlinks;
- principais concorrentes orgânicos e pagos;
- mapa de posicionamento competitivo;
- pesquisa orgânica e paga.
Há também a possibilidade de fazer uma comparativo domínio versus domínio, com dois ou mais sites e ver o quão competitiva sua empresa precisa ser.
Mapeamento de conceito
Após fazer a pesquisa de campo, entrevistar o público e analisar a concorrência você precisará concatenar as informações e colher insights.
Transforme todos esses dados em algo estruturado e inteligível para dar os próximos passos na estratégia da sua empresa, usando o mapa conceitual, que é uma ferramenta útil para a etapa final das pesquisas de marketing.
Com ele, será possível mapear os conceitos colhidos durante o trabalho de pesquisa de forma visual e observar relações que não foram vistas anteriormente.
Miro
A Miro é uma lousa digital colaborativa em que você pode construir projetos usando diversos recursos como fluxogramas, notas adesivas, mapas mentais, fluxos de trabalho ágil, modelos de estratégia e planejamento, etc.
Com ela, você também pode aproveitar todos os benefícios de criar um mapa conceitual que irá trazer ordenação, relação e hierarquia para as informações das suas pesquisas de marketing.
Além disso, ver os dados distribuídos em um esquema visual ajudará você e sua equipe a desenvolver novas ideias, que podem, inclusive, ser adicionadas em tempo real por cada membro do time.
Acha que para por aí? Pois tem mais! A lousa digital da Miro é infinita. Logo, nunca falta espaço para ninguém.
A estratégia de crescimento do seu negócio sempre deve ter como base uma boa apuração de informações, por isso, use as ferramentas úteis para pesquisa de marketing que mostramos aqui.
Compartilhe esse texto com seu time e mãos à obra!