Nesse artigo você vai saber tudo sobre marketing b2b, sua importância no mercado brasileiro, além de entender suas principais características.
O marketing business to business que está inserido no mercado de empresas que prestam serviços ou vendem para outras está em uma fase de crescimento no Brasil.
Sendo assim, você vai entender a seguir o que é esse tipo de marketing, a sua importância, os fundamentos de compõem esse tipo de negócio, além de seus desafios e como ele é feito na prática.
Confira!
O que é marketing b2b
Para que possamos entender o que é o marketing b2b, é importante compreender o conceito do marketing como um todo.
Sendo assim, é possível afirmar que o marketing é um conjunto de atividades e técnicas que tem como o principal foco e objetivo, compreender e atender as necessidades do mercado.
Não importa qual é o segmento, o objetivo do marketing é cativar, fazer a conversão e retenção de possíveis clientes, sempre buscando agregar valor tanto a empresa, como também ao produto e serviço.
Importância do marketing b2b
É importante para qualquer negócio que você consiga contar com uma estratégia de marketing bem planejada.
Sendo assim, não é diferente quando estamos falando de uma empresa que vende um produto ou serviços para outra empresa.
Dessa maneira, o marketing b2b é importante para reunir esforços em criar leads qualificados, uma vez que o objetivo seja direcionar esses leads para o funil de vendas de forma que os mesmos se transformem em clientes.
É importante ressaltar que o marketing precisa ser utilizado como componente importante para as tomadas de decisões que serão feitas no mercado b2b.
Isso se dá pelo fato de que, quando os gestores estão procurando um serviço ou produto, eles estão procurando fazer uma escolha assertiva.
Para que eles consigam sucesso no marketing b2b, é importante que os gestores além de serem educados para esse novo cenário, conheçam as ferramentas e sejam treinados para utilizá-las da forma correta.
Fundamentos do marketing b2b
Podemos afirmar que há três fundamentos ou pilares importantes no marketing b2b, são eles:
Produção de leads b2b
Gerar um maior alcance, maior número de leads e oportunidades é o principal objetivo de uma campanha de marketing b2b.
Sendo assim, é essencial que se desenvolva um programa que gere demanda contribuindo de forma eficiente para o crescimento da empresa, evitando assim algumas atividades que são desnecessárias ou que não estão de acordo com as metas e objetivos.
Branding
Para que a marca cresça e se consolide no mercado, a empresa deverá ter duas alternativas, uma é se destacar diante de um mercado competitivo, a outra é vender mais, por um preço mais em conta.
É importante que você tenha consciência de que, quanto maior é o valor que a marca tem, a margem de lucro será maior, diferenciando assim quem está sobrevivendo, de quem está evoluindo.
Dessa forma, o marketing b2b tem como principal objetivo, desenvolver a marca de forma estratégica, buscando garantir tanto credibilidade, como diferenciação, visibilidade e proximidade com o setor que faz parte.
A experiência que o cliente vai ter
O processo de compra não é o único papel que o marketing b2b desenvolve. Com as ferramentas adequadas e criatividade, o marketing pode desenvolver algumas estratégias voltadas para a otimização do pós-venda, conquistando assim clientes fiéis para a sua empresa.
Principalmente no segmento de corporações, onde o relacionamento tem mais duração, o cliente que você conquista é peça fundamental para a geração de novas oportunidades, principalmente por agregar credibilidade à marca.
Sendo assim, tenha uma atenção especial à experiência que o seu cliente vai ter não só durante a venda, como também no pós-venda.
Maiores desafios
Há muitas diferenças entre o marketing b2b e o b2c, e com isso há alguns desafios que o marketing de empresa para empresa enfrenta.
Enumeramos alguns para que você possa entender melhor.
Comunicação mais humanizada
É possível afirmar que a maioria dos clientes b2b buscam uma experiência mais humanizada, com um processo de compra mais personalizado.
Podemos dizer que mais de 70% dos gestores de empresas b2b buscam comprar onde há uma experiência personalizada em todo o processo.
Linguagem
Um dos fatores mais importantes no marketing b2b é a utilização de uma linguagem adequada.
Sendo assim, é de grande importância que você tenha canais que informe, qualifique e eduque o seu lead com a linguagem mais adequada possível.
Implementação do digital
É essencial que sua empresa esteja bem posicionada no meio digital, isso porque mais de 60% de todo o processo de compra está acontecendo em um ambiente digital.
Análise de resultados e métricas
É muito comum um projeto de marketing b2b encontrar dificuldades relacionadas à análise de dados e métricas.
Sendo assim, como esse tipo de negócio lida com metas e objetivos, é importante que essas análises sejam bem feitas.
Estratégias para uma marca
As estratégias para uma marca, além de ser algo muito específico, deve ser muito eficiente, com o objetivo de desenvolver o potencial tanto das tomadas de decisão, como também dos seus resultados.
Sendo assim, algumas estratégias são:
- Campanhas com direcionamento para landing page;
- Plataforma coorporativa com informações relacionadas a marca;
- Desenvolver um suporte em redes sociais para influenciar nas decisões de compra;
- Inbound marketing, onde o lead para por um processo de descoberta e aprendizado antes de ter contato com a sua empresa;
Otimizando resultados
Para que você consiga alcançar um maior público com as ações de marketing b2b, é essencial que primeiramente você consiga entender o cenário atual da marca, analisando tudo, desde as oportunidades que sua estratégia proporciona, até os gargalos que ela apresenta.
É importante que você compreenda o cenário, para que possa traçar os caminhos adequados na hora de aplicar as suas estratégias.
É importante também considerar os desafios que você vai enfrentar ao escolher um tipo de estratégia.
Agora que você pode conhecer melhor o marketing b2b, aprendendo desde o que é, até as estratégias que deve utilizar, por que não aplicar os conhecimentos com o objetivo de melhorar os leads na sua empresa?
Com certeza você verá resultados!