Embora os suplementos não sejam considerados uma solução mágica para o declínio do foco, certas vitaminas e minerais comprovadamente ajudam a apoiar a memória e a função cerebral – e podem ser uma alternativa mais saudável para aquela quinta xícara de café, na tentativa de ficar alerta na hora de estudar.
Mesmo se você for um estudante diligente que gosta de aprender, o seu cérebro pode não estar recebendo a nutrição adequada – e uma vitamina para dar ânimo e disposição pode fazê-lo funcionar muito melhor.
Na verdade, as ligações entre nutrição e saúde cerebral só recentemente estão se tornando aparentes. Assim como um atleta precisa comer muito carboidrato antes de uma grande maratona, você deve alimentar seu cérebro antes de uma atividade que exija uma função cerebral ideal.
Essas vitaminas e minerais não apenas podem melhorar a função cerebral, a cognição, o foco, a concentração e o desempenho mental geral, mas também podem ajudar a sustentar a saúde do seu cérebro a longo prazo.
Vitamina B2
Também conhecida como riboflavina, a vitamina B2 desempenha um papel importante nas funções cerebrais, protegendo o seu cérebro do estresse oxidativo. Pesquisas sugerem que a riboflavina pode restaurar os níveis de dopamina, mas ainda são necessários mais estudos para comprovar essa afirmação. A falta de vitamina B12 afeta o humor e também pode provocar anemia. Anemia e mudanças de humor são condições sérias que impedirão suas revisões ou seus estudos. A suplementação o ajudará a manter seu nível de glóbulos vermelhos, prevenindo também outras doenças graves. A vitamina B2 está naturalmente presente em fontes alimentares como ovos, carnes magras e laticínios.
Vitamina B6
A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é um suplemento essencial para o seu cérebro. Essa vitamina irá impulsionar o seu metabolismo, bem como o seu sistema imunológico, ambos cruciais para o funcionamento normal do cérebro. Além disso, pode ajudar a regular os hormônios, o que melhorará muito o seu humor, permitindo que você mantenha o foco nos estudos. A vitamina B6 também ajuda a melhorar as funções psicológicas para garantir que você seja mentalmente capaz de lidar com assuntos mais difíceis. É encontrada em fontes alimentares como fígado bovino, atum, salmão, cereais fortificados e também na forma de suplementos alimentares.
Vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 é comumente associada à perda de memória e outras condições relacionadas ao cérebro, portanto pode ser um fator debilitante para sua capacidade de aprendizado e de assimilar novos conhecimentos. Certificar-se de que seu cérebro receba vitamina B12 adequada é uma das principais maneiras de manter o foco nas tarefas. Felizmente, essa vitamina é encontrada em abundância em peixes e aves. Mas se você apresentar deficiência de vitamina B12, pode obtê-la de suplementos.
Vitamina E
Evidências científicas sugerem que a vitamina E desempenha um papel importante no bem-estar da mente e do cérebro, especialmente se você for idoso. Mas independentemente da idade, é essencial manter os níveis de vitamina E, pois a deficiência pode resultar em fraqueza muscular e problemas de visão, ambos males que afetarão severamente sua capacidade de estudar. Comumente consumida nos complexos vitamínicos, a vitamina E é encontrada em nozes e sementes.
Vitamina C
A vitamina C é um nutriente vital para todo o organismo. Seu principal papel é ajudar seu sistema imunológico a combater doenças e infecções. A vitamina C também desempenha um papel na regulação de suas funções psicológicas, garantindo que seu humor permaneça saudável e sua memória não seja afetada. Essa vitamina é encontrada abundantemente em frutas cítricas e é uma das mais consumidas como suplementação alimentar.
Ferro
O ferro contribui para a função cognitiva normal e para o sistema imunológico. O mineral auxilia no fornecimento de oxigênio para o sangue – cerca de 20% de todo esse oxigênio é levado para o cérebro – por isso os benefícios do ferro se estendem também para a função cerebral. Níveis adequados do nutriente, que podem ser garantidos com suplemento de ferro, ajudam a manter o foco nos estudos por períodos longos e você provavelmente ficará menos irritado.
Magnésio
O magnésio também funciona como uma vitamina do cérebro, porque participa da transmissão de impulsos nervosos que ajudam a aumentar a capacidade de memória e de aprendizagem.
Zinco
O zinco é conhecido por ter boas propriedades para a saúde geral. E, como o zinco tem sido associado a efeitos benéficos para o cérebro, também pode ser classificado como uma excelente vitamina cerebral. Acredita-se que o zinco tenha um papel na estabilidade cognitiva, que pode ajudar na formação da memória e que promove a comunicação entre os neurônios e o hipocampo no cérebro, dois componentes muito importantes para as atividades cerebrais.