Consolidar-se dentro de um ambiente comercial é, de fato, um grande desafio. Por essa razão, é fundamental entender a respeito de algumas estratégias desse meio, como é o caso do funil de vendas e todos os seus desdobramentos.
Vender um produto ou oferecer um serviço sempre foi a base do comércio e, portanto, da economia. Dentro dos mais diversos períodos históricos, é possível reconhecer essas atividades como pontos fundamentais para a movimentação das cidades e dos campos.
O desenvolvimento das forças produtivas urbanas e a capacidade agrícola cada vez mais sustentável, tornaram o comércio um dos pontos mais importantes nesse sentido.
Afinal de contas, é através dessas orientações que há a possibilidade de um escoamento de mercadorias, tornando-se o ponto mais importante para as empresas.
Esses pontos são de extrema importância e, por isso, com o desenvolvimento da indústria, a capacidade produtiva conseguiu converter esses aspectos em soluções estratégicas, trazendo o marketing para a ordem do dia.
Tanto é assim que, hoje em dia, não há como pensar em nenhum tipo de estruturação sem o marketing dentro dessas percepções.
Assim, se for utilizado como exemplo o setor de lojas de envelopamento de carros , é possível perceber que as empresas proeminentes do setor coincidem com as de maior sucesso no setor de marketing.
Além disso, a abordagem de vendas e a percepção desses elementos dentro de uma lógica mais estruturada é fundamental para a consolidação dessas estruturas estratégicas de forma mais sólida.
Marketing digital e o lead
Para atrair um cliente, sobretudo dentro de uma estrutura digital, é preciso, antes de mais nada, a estruturação de sua perspectiva como lead.
Essa categoria de mercado é um dos pontos fundamentais, já que ela se corresponde diretamente com um possível cliente atraído para uma plataforma e, por isso, sua conversão acaba sendo um dos fatores determinantes para esses processos.
Diante disso, uma atração feita a partir de uma pesquisa por conserto de ar condicionado de janela pode atrair uma série de usuários para uma plataforma, mas para esse número incidir em vendas, é preciso ir além.
A importância da conversão do lead reside, sobretudo, nos custos de uma empresa para atraí-lo, tornando esse fator bastante relevante.
Os custos, nesse contexto, estão fundamentados em uma série de dinâmicas de marketing, indo desde investimento em SEO, compras de palavras-chave, investimento em redes sociais e uma série de outros fatores.
Esses são elementos determinantes para atração, mas a retenção e a conversão desses leads possuem algumas outras perspectivas essenciais.
Sendo assim, uma companhia especializada em projeto arquitetônico de creche infantil precisa entender como qualificar a experiência de compra do seu cliente, atuando em sua jornada como cliente.
O funil de vendas e a jornada do consumidor, portanto, são elementos centrais para uma fundamentação mais sólida dentro dessas perspectivas, elevando, assim, a capacidade das marcas lidarem com determinados elementos.
Seja como for, é primordial trazer algumas considerações a respeito desses pontos, uma vez que eles são determinantes para essa otimização do ponto de vista da atração de leads no marketing digital.
O que é funil de vendas?
Diante de todos esses pontos, o funil de vendas é um elemento central para a estruturação de uma dinâmica de retenção e conversão.
Com base nisso, é possível pensar nesse aspecto como uma forma de criar uma perspectiva de experiência, tornando essa dinâmica, seja em um site ou em vendas diretas, um dos pontos essenciais para a estruturação de um lead.
Diante disso, uma venda de rede para cobertura de campo society pode passar por algumas dinâmicas relevantes que têm a ver com a jornada daquele cliente.
Isso porque ele vai identificar um problema, tomar conhecimento do mercado e partir para uma orientação de pesquisa mais aprofundada.
Assim, o impacto da empresa pode começar a partir de uma dinâmica de funil de vendas, elaborando uma conexão cada vez mais ampla nesse sentido.
A ideia de funil, inclusive, tem a ver com o afunilamento da experiência do cliente, sendo o seu topo uma perspectiva de mais pessoas e o fundo uma dinâmica de menos pessoas.
Isso se dá porque, de fato, alguns clientes vão sendo perdidos dentro de um processo de conversão e, por isso, é essencial saber como orientar uma lógica de qualificação de lead.
Somente assim, a partir de uma lógica mais decisiva, uma pesquisa por funilaria perto de mim poderia levar esse cliente a uma dinâmica de conversão maior.
Etapas do funil de vendas
O funil de vendas, basicamente, funciona a partir de uma percepção técnica a respeito de jornada do cliente, elaborando um plano de ação para cada etapa.
Por essa razão, é indispensável reconhecer quais são os pontos de contato que cada cliente está e, assim, elaborar algum tipo de comunicação.
Suas etapas se dividem em três momentos determinantes: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Sendo assim, é imprescindível entender esses aspectos de forma imagética, trazendo uma perspectiva de triângulo invertido, representando a quantidade de leads em cada etapa.
O topo, portanto, lida com o reconhecimento do problema e o aprendizado do cliente, sendo as etapas iniciais de sua jornada.
Sendo assim, a venda de um uniforme profissional para pizzaria , necessariamente, terá clientes dentro desse padrão.
Já o meio tem a ver com a consideração da empresa como um fator de solução para aquele problema apresentado no mercado.
Esse é um ponto em que a atração passa a ser o elemento central para a conversão do lead nesse processo.
O fundo do funil, por último, torna-se o ponto mais importante, uma vez que ele lida com a perspectiva de decisão de uma compra, tornando-se o ponto culminante da conversão de um lead em cliente.
Benefícios do funil de vendas
Baseando-se em todos esses fatores, o funil de vendas acaba sendo um elemento bastante necessário para fazer com que os esforços de atração de leads se tornem orientações para vendas.
Nesse sentido, seja para a segmentação de venda de asfalto quente ou para outras perspectivas, torna-se primordial pensar em todas essas estruturas.
A compreensão dos benefícios dessa estratégia pode ser, portanto, um aspecto esclarecedor. Alguns deles são:
- Redução de custos;
- Maior taxa de conversão;
- Maior taxa de retenção;
- Fidelização;
- Aumento da rentabilidade.
O funil de vendas é, portanto, o elemento central para a estruturação de uma dinâmica cada vez mais sólida de otimização de investimentos em marketing digital.
Esse é um padrão que pode otimizar uma série de recursos de investimentos, garantindo que uma organizadora de casamentos tenha uma orientação mais sólida em seu mercado.
Como elaborar um funil de vendas?
Antes de qualquer coisa, para elaborar uma boa sustentação de funil de vendas, torna-se essencial a percepção de algumas etapas.
Basicamente, é preciso que haja um mapeamento de todos esses processos, compreendendo quais são os aspectos mais importantes para os clientes.
Esses são pontos que precisam trazer algumas estruturações, já que cada empresa possui um modelo diferente de abordagens.
A partir disso, é possível pensar em uma série de comunicações e etapas que podem funcionar como padrões de comunicação.
Dessa forma, o CRM pode ajudar a automatizar alguns elementos de comunicação, sobretudo via e-mail marketing.
Além disso, torna-se elementar a percepção a respeito da qualificação desses leads, seja através de um marketing voltado para nutrição ou de produção de conteúdos de forma mais assertiva.
Seja como for, garantir um padrão mais sólido nesse sentido pode ser um dos pontos determinantes para o crescimento de vendas dentro de uma lógica empresarial.
A qualificação desses processos são elementos determinantes, garantindo uma lógica de investimentos com alto retorno, uma vez que os processos são estruturados com esses objetivos.
Considerações finais
Diante de todos os avanços do marketing no mundo digital, tornou-se cada vez mais comum a elaboração de perspectivas que conseguissem lidar de forma qualificada com dinâmicas de vendas.
O funil de vendas, portanto, surge como uma manifestação estratégica a respeito dos elementos analíticos da jornada do cliente, funcionando como uma perspectiva de aplicação de alguns fundamentos para consolidar esses aspectos.
Por essa razão, torna-se cada vez mais relevante esses padrões dentro dos mais diversos segmentos de mercado.
No entanto, é preciso trazer algumas considerações a respeito de seus aspectos técnicos, sobretudo quando o assunto é, justamente, a fundamentação de suas etapas.
Saber consolidar esses aspectos a partir de algumas dinâmicas pode ser bastante importante, o que, via de regra, precisa ser percebido a partir de uma análise da própria empresa.
Dessa forma, o funil de vendas pode se adaptar aos objetivo e, também, a uma série de outros fatores trazidos pela empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.