A fidelização de clientes pode ser uma das vantagens quando se trata da aplicação de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) dentro das estratégias corporativas de uma empresa.
Para adaptar a estratégia da melhor forma possível à realidade de cada empresa, o mercado oferece 4 tipo de CRM que podem ser aplicados, sendo eles:
- Analítico;
- Colaborativo;
- Estratégico;
- Operacional.
A Gestão de Relacionamento com Clientes, em tradução livre de CRM, consiste na aplicação de um software personalizado para a empresa, com objetivos distintos, de modo a otimizar o contato do cliente com diferentes setores.
Entretanto, as estratégias de marketing estão associadas à gestão de vendas, propiciando eficácia em setores operacionais.
Com isso, é possível compartilhar mais eficiência, redução de custos e melhoria na qualidade da entrega de produtos e serviços ao consumidor.
Cada tipo de CRM pode ser aplicado de forma que atenda aos anseios e necessidades dos consumidores. Além disso, ajustado de maneira adequada, ajuda na resolução de problemas e demonstra a preocupação da empresa em solucionar qualquer ocorrência.
A seguir vamos traçar especificidades de cada tipo de CRM e como ele pode ser aplicado em uma empresa que propõe metas reais às equipes de vendas.
CRM Analítico propõe segmentação de público
Uma campanha de Marketing Digital pode incluir o CRM analítico para que os leads e potenciais clientes possam ser segmentados de acordo com o planejamento estratégico.
Os clientes podem ser divididos por diferentes categorias, como:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Localização;
- Produtos.
Além da segmentação de clientes, o software voltado para CRM Analítico também permite desenvolver uma previsão de vendas, utilizando dados com sazonalidade ou novidade no mercado consumidor.
É possível traçar metas a partir de análises anteriores, para que as decisões sejam tomadas com maior clareza e confirmação de que funciona.
Isso pode ser aplicado em períodos específicos, como férias escolares e volta às aulas, quando se trata de um público misto que envolve pais, mães e filhos. Ou então para estabelecimentos de hospedaria, que possuem os feriados prolongados e os períodos de férias como referência em alta temporada.
Até mesmo as estações do ano podem passar pelo crivo do CRM Analítico para traçar estratégias precisas na questão de vendas em diferentes setores.
Atendimento com acessibilidade ágil e eficiente
A retenção de clientes que possuem um relacionamento com a empresa fica sob a responsabilidade da aplicação do CRM Operacional.
Dessa forma, é preciso ter um atendimento sempre presente na vida dos consumidores, e o trabalho em equipe é essencial nesse quesito.
Para evitar que o Churn Rate tenha uma diminuição expressiva, ou seja, que os clientes desistam da parceria com a empresa, é preciso reforçar a propaganda em diferentes canais de divulgação.
Por isso é importante saber como funciona o Facebook Ads e colocar em prática inbound marketing, trabalhando a atração, a conversão, a realização das vendas e o encantamento do cliente.
Integração entre equipes auxilia em vendas
As redes sociais, aliás, são grandes aliadas quando se trata de emprego de CRM Colaborativo, pois os próprios clientes podem potencializar uma publicação a partir do compartilhamento com os seguidores.
A prospecção de novos clientes pode ser acompanhada por esse modelo de CRM, pois integra os próprios setores de vendas que publicam uma postagem no Instagram Ads e, automaticamente, acionam vendedores internos e externos.
Para exemplificar, vale lembrar que o mercado consumidor tem à disposição diversas franquias, dos mais variados produtos e serviços.
A colaboração entre os parceiros reforça a marca e aumenta a carteira de clientes nos mais diversos pontos de vendas.
Várias funcionalidades resultam em CRM Estratégico
A união de todas as funcionalidades apresentadas anteriormente podem ser fortalecidas, resultando no CRM estratégico.
No quesito de marketing, é como anunciar no Google Ads e aguardar que os mais diversos setores sejam acionados ao mesmo tempo, tamanha é a resposta quando uma pesquisa é realizada na plataforma de buscas mais acessada do mundo, melhorando as campanhas de marketing e todo o processo de atendimento nos diferentes canais da loja.
Sendo assim, quando uma empresa emprega um sistema de CRM como gestão operacional do setor de vendas, é possível gerenciar os leads e os clientes de maneira organizada, sob a responsabilidade de vendedores específicos de cada área.
Tudo isso torna o processo de vendas mais eficiente e dinâmico, pois o software dedicado à estratégia de CRM aplica a automação em tarefas repetitivas, inclusive com acompanhamento do funil de vendas, e melhor gerenciamento mesmo quando há a troca do atendente, armazenando as informações e tratativas.
O relacionamento empresa e cliente passa por etapas distintas, com vendedores gerenciando cada atividade proposta pela estratégia de marketing e demais processos instaurados em uma concepção natural de vendas.
Por fim, o objetivo central está na organização, controle e registro de dados que ajudam na otimização dos processos visando, invariavelmente, as oportunidades e propostas, a fase de negociação e a finalização das vendas.