Seja por questões financeiras, falta de conhecimentos técnicos ou outros motivos, terceirizar serviços de tecnologia pode ser uma das melhores decisões para as empresas hoje em dia. Na verdade, existem muitas vantagens da terceirização da área de TI!
Desde a obtenção de estratégias avançadas até integrações mais rápidas, as empresas devem considerar terceirizar serviços de TI para conseguir focar na gestão de suas principais competências e no desenvolvimento de seus negócios, ao invés de bater cabeça com problemas de tecnologia.
Mas antes de entender os motivos e vantagens da terceirização da TI, vamos entender exatamente do que se tratam os serviços de tecnologia!
O que são serviços de tecnologia?
Os serviços de TI (Tecnologia da Informação) abrangem um conjunto de atividades e soluções tecnológicas que envolvem hardwares, softwares, sistemas de redes, banco de dados, além do acesso, transmissão, armazenamento, uso e segurança das informações.
O setor de TI conta com diferentes funções e finalidades. Alguns exemplos de serviços de tecnologia da informação são:
- manutenção de dispositivos (computadores, telefones móveis);
- desenvolvimento e suporte de aplicações (CRMs, ERPs);
- telecomunicações, como a comunicação interna e com clientes;
- integração de sistemas
- monitoramento de redes;
- governança de TI;
- entre outros.
Como já se sabe, vivemos na Era da Informação, na qual a realidade tecnológica evolui cada vez mais rápido e o futuro é cada vez mais digital.
Portanto, todo ano cresce o número de empresas que decidem terceirizar os serviços de tecnologia para acompanhar as transformações em tempo real!
Por que terceirizar serviços de tecnologia?
A terceirização de serviços de TI traz uma série de vantagens para sua empresa, caso esta não seja a sua principal atividade, ou seja, o seu core business.
A tecnologia da informação é uma área que abrange diferentes elementos e nuances. Logo, centralizar o setor com uma equipe externa e especializada é ideal para garantir uma gestão rápida e segura, pronta para solucionar qualquer problema.
Confira 5 motivos para terceirizar serviços de tecnologia na sua empresa!
1. Redução de custos
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte, o principal motivo para terceirizar serviços é a redução de custos para 59% das empresas.
Sendo assim, a terceirização de serviços de tecnologia pode diminuir os gastos e, ao mesmo tempo, permitir que seus clientes tenham produtos/serviços melhores e mais eficientes.
No final das contas, é mais barato terceirizar os serviços de tecnologia do que formar sua própria equipe de TI. Principalmente caso sua empresa também possua altos índices de rotatividade (turnover), que aumenta os custos e diminui a produtividade.
Na maioria dos casos, a economia da terceirização é significativa e pode chegar a 40%. As despesas com taxas fixas e contratos mensais de empresas de TI tornam os custos previsíveis e garantem uma gestão financeira sob controle.
2. Ajuda especializada
Como dissemos, terceirizar serviços de TI possibilita contar com uma equipe de profissionais especializados nesta área tão complexa e que evolui rapidamente a cada dia.
Claro que as empresas que terceirizam serviços de TI ainda devem assegurar a qualidade dos processos e acompanhá-los de perto. É importante se atentar para um bom planejamento de atividades das equipes de prestação de serviços, se certificando do foco das estratégias e resultados esperados.
Deixar o setor de TI nas mãos de uma equipe qualificada e talentosa é sinônimo de tranquilidade. Faça uma boa pesquisa e escolha um fornecedor de confiança que atenda a suas expectativas e exigências dos serviços necessários.
3. Maior segurança
Apesar de todas as suas vantagens, o uso de tecnologia envolve certos riscos e a segurança digital de sua empresa deve ser levada a sério. Infelizmente, segundo uma pesquisa da Kaspersky, 40% das pequenas e médias empresas brasileiras têm dificuldade com a cibersegurança.
Cibercriminosos podem fazer ataques virtuais, invadir sistemas, sequestrar dados e causar fraudes financeiras caso sua empresa não tenha defesas adequadas. A vulnerabilidade da rede ou dos sistemas deve ser testada continuamente.
Por isso, a contratação de serviços de tecnologia especializados também tem como objetivo reduzir o risco de eventuais problemas de segurança com proteções fortes contra esses ataques, procedimentos robustos de backup e recuperação de dados.
4. Otimização de tempo
Com a gestão dos serviços de TI terceirizada, a sua equipe pode focar naquilo que mais importa para os objetivos de sua empresa. Cada funcionário será mais eficiente em suas respectivas funções e especialidades.
Sem contar que os serviços de TI geralmente oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, os processos de sua empresa ganham tempo também para que você trabalhe sem se preocupar com problemas operacionais.
Produtividade e flexibilidade proporcionam vantagens para que sua companhia cresça no ritmo certo de acordo com que as empresas aumentem ou diminuam rapidamente quando suas necessidades mudam.
5. Automatização de processos
Por fim, terceirizar serviços de tecnologia auxilia na automatização de processos e tarefas para que sejam mais eficientes. Muitas empresas de TI são especializadas em simplificar procedimentos por meio de ferramentas e softwares especializados, sempre em dia com as opções de tecnologias mais atuais.
Por exemplo, emitir nota fiscal automaticamente é uma forma de otimizar a tarefa e evitar falhas em sua execução. Sua empresa ganha tempo e a certeza de que os valores lançados estão corretos.
Uma equipe de serviços de TI contribui para uma integração fácil entre softwares, suporte ágil e eficiente, além de todos os trâmites necessários para automatizar os seus processos.
Vale a pena terceirizar serviços de tecnologia?
Como pôde ver, a terceirização do setor de TI traz excelentes vantagens para sua empresa. Desta forma, você pode se concentrar nas principais atividades do seu negócio e não se preocupar com uma área que exige conhecimentos bem específicos e pode se tornar complexa.
No fim, a terceirização de TI também influencia e impacta na satisfação dos seus clientes, gerando resultados positivos para os resultados e desempenho geral da empresa!
Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, um sistema de consulta de CNPJ, emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.