O Google Marketing Platform é uma plataforma de análise e publicidade on-line que funciona como uma solução eficaz de marketing entre canais.
Ele oferece uma fusão de ferramentas e recursos do Google para ajudar as equipes de marketing a colaborar com mais eficiência, criar campanhas mais inteligentes e obter melhores resultados.
Embora você já esteja familiarizado com alguns dos produtos do Google e com o que eles têm a oferecer, talvez não conheça os benefícios de usar toda a gama de ferramentas de publicidade do Google.
Na verdade, essa solução de plataforma única permite que você integre todos os seus dados analíticos e de marketing para que você possa adotar uma abordagem planejada e medida para todas as suas campanhas.
No entanto, você precisa estar atento ao funcionamento da plataforma para que possa aproveitar ao máximo todas as suas funcionalidades.
O que é o Google Marketing Platform?
A Google Marketing Platform combina os principais produtos de análise e mídia do Google, incluindo Analytics 360 Suite e DoubleClick.
O objetivo deste rebrand foi fornecer um foco renovado em maior unidade e entregar uma melhor experiência aos profissionais de marketing. A plataforma oferece uma experiência de marketing integrada e consistente com integrações de dados entre produtos que ajudam a maximizar os resultados.
A plataforma apresenta sete elementos principais:
- Análise
- Data Studio
- Otimizar
- Pesquisas
- Gerenciador de tags
- Display & Video 360
- Search Ads 360
A plataforma também oferece ferramentas de marketing gratuitas, além de produtos premium pagos.
Todos esses recursos ajudam você a obter insights valiosos para que você possa entender melhor seu público. A plataforma também facilita o compartilhamento de dados com todas as suas equipes, melhorando a colaboração e a comunicação interna.
Como funciona o Google Marketing Platform?
A variedade de produtos oferecidos ajuda você a planejar, comprar, medir e otimizar sua mídia digital e as experiências do cliente em um só lugar.
Você pode usar a plataforma para desenvolver integrações existentes entre o DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite e entregar campanhas de marketing mais rápidas e inteligentes para seu público. Isso é feito através do uso de ferramentas para publicidade e análise.
Em termos de publicidade, você tem o seguinte:
- Campaign Manager 360: onde você pode executar suas campanhas publicitárias e medir seu desempenho
- Display & Video 360: onde você pode gerenciar suas campanhas de display e vídeo, lances, criativos e públicos-alvo
- Search Ads 360: onde você pode gerenciar suas campanhas de pesquisa no Google Ads, Bing, Yahoo, Baidu etc.
Em termos de análise, você tem:
- Analytics 360: ajuda você a entender como os usuários interagem com sua empresa
- Optimize 360: permite que você execute experimentos e personalize o conteúdo
- Surveys 360: onde você pode fazer perguntas aos usuários online
- Tag Manager 360: para gerenciar tags da Web e de aplicativos a partir de uma única interface
- Data Studio: para criar visualizações de dados
E tudo isso te proporciona:
- Marketing Platform Home: um painel prático onde você pode acessar todos os seus produtos e recursosde administração.
- Centro de Integração: onde você pode gerenciar integrações de compartilhamento de dados entre produtos.
- Administração: onde você pode gerenciar produtos e análises individuais, bem como configurações para usuários, permissões e cobrança.
Google Ads x Google Marketing Platform
Então, qual é a melhor solução: Google Ads ou Google Marketing Platform?
A verdade é que não existe uma resposta certa. Depende muito do tamanho da sua empresa e da natureza do seu negócio e das campanhas de marketing.
Por exemplo, se você é uma grande organização que depende de uma gama diversificada de técnicas de marketing, a plataforma unificada do Google pode ser uma escolha melhor. Por outro lado, se você é uma pequena empresa com necessidades básicas de marketing, o Google Ads pode ser suficiente para atender a essas necessidades.
Aqui estão algumas considerações finais para ajudá-lo a decidir qual plataforma seria a escolha certa para você.
Anúncios do Google
Ideal para anunciantes menores que não exigem maior controle ou flexibilidade. Fácil de configurar e muito fácil de usar. No entanto, os recursos são limitados, pois não é uma plataforma de marketing.
Fornece apenas funcionalidade de API limitada. Não há opções para usar várias redes de anúncios, DMPs e DSPs.
Os dados de rastreamento podem ser restritos, além disso, você precisa fazer o upload manual de tags de terceiros, o que retarda o processo e pode limitar seu acesso a dados de relatórios valiosos.
Plataforma de marketing do Google
Melhor para anunciantes maiores, pois inclui recursos avançados de relatórios personalizados e análise detalhada.
A plataforma serve como um hub onde você pode supervisionar todas as suas campanhas de pesquisa paga, social e display.
Permite importar dados de várias fontes, incluindo sistemas de CRM , ferramentas de e-mail, plataformas de anúncios e fontes de dados offline.
Oferece múltiplas integrações.
Quando combinado com um CMP, o Google Marketing Platform ajuda a ativar a otimização dinâmica de criativos (DCO).