Se você já começou a criar um site, alguém já deve ter comentado sobre o termo “palavra-chave”. Este é um termo muito importante, mas muitas pessoas não entendem seu significado, por que é importante e como usá-lo.
Definimos palavras-chave do inglês como palavras-chave. Termos que você pode inserir em seu site para descrevê-lo para mecanismos de pesquisa (como Google, Bing ou Yahoo) para o propósito de quando alguém está procurando por um determinado produto. Fornecido, mecanismos de pesquisa fornecerá aos usuários seu site ou página. Grosso modo, podemos definir palavras-chave como hashtags que você usará no Twitter e no Instagram para promover a compreensão de um determinado conceito.
Atualmente, o mundo vem se tornando cada vez mais digital. Empresas de sucesso entendem essa realidade de nossas vidas, então sua estratégia está mudando para o ambiente online.
Quando falamos de marketing digital, deixar o Google e outros motores de busca se tornarem uma das ferramentas mais poderosas.
Você sabe o que é uma pesquisa por palavra-chave? Você sabe como conduzir uma pesquisa de palavras-chave ideal para sua empresa? Você entende a importância das palavras-chave para sua estratégia digital?
Se você quiser saber as respostas a essas perguntas, continue lendo este artigo, vamos cobrir tudo sobre este assunto de forma clara. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos que você se inscreva em um curso de informática e aumente seus conhecimentos em mídia digital.
Por que as Palavras-chave são importantes?
Podemos definir palavras-chave que permitirão que as pessoas que procuram os produtos que você oferece o encontrem, seja em uma loja online, em um portfólio de fotos ou em uma página de rede social.
Saber utilizar palavras-chave será um dos fatores decisivos para o sucesso de um determinado site, pois serão elas as responsáveis pelo tráfego orgânico do seu site ou página, sem tráfego orgânico o seu site não sobreviverá.
Uma pesquisa no Google por cursos de digitação vai mostrar vários Cursos Online e artigos sobre este tópico.
Você notou que ao começar a digitar uma frase no Google, o algoritmo tentará automaticamente usar a opção preencher para completar sua frase?
Esse sistema do Google aconteceu porque no momento em que você começar a pesquisar, ele tentará automaticamente preencher o campo com possíveis palavras-chave com alto volume de pesquisa.
Este algoritmo de preenchimento automático é uma boa ferramenta para você.
Como usar as devidas Palavras-chave?
Falaremos um pouco sobre SEO aqui, sigla para search engine optimization em inglês, e search engine optimization em português.
Esta será a otimização dos motores de busca, que será o seu trabalho dentro do site para obter melhores classificações nos motores de busca. Esse trabalho será feito de várias maneiras, mas sua base será composta por palavras-chave.
Primeiro, para otimizar seu site, você deve descobrir quais são suas palavras-chave. Como cada site tem suas palavras-chave apropriadas, essas palavras-chave serão baseadas em seu tema, público-alvo, localização, etc.
Para criar uma lista ideal de palavras-chave, explicaremos dois métodos para direcionar essas palavras-chave:
- Ao procurar um determinado produto ou serviço, sempre tente imaginar o que seus visitantes costumam pesquisar nos mecanismos de busca. Lembre-se sempre de que cada palavra-chave deve conter no máximo 3 ou 4 palavras.
- Com base na lista, você pode usar uma das muitas ferramentas disponíveis online (como a Ferramenta de palavras-chave do Google) para analisar a popularidade das palavras-chave.
Logo após isso, você terá em mãos uma lista com as palavras-chave oficiais do seu site, e estarão prontas para serem usadas por você.
5 dicas para escolher as palavras-chave
Cheque a sua concorrência
Primeiro olhe para o mercado. Verifique as palavras-chave usadas pelos concorrentes. Ferramentas online como o SEMrush permitem que você conduza essa pesquisa. A ideia não é copiar todos, mas ter um bom entendimento dos termos e expressões que ocorrem com mais frequência em seu setor, para que você possa criar sua própria lista.
Sempre peça uma segunda opinião
Sempre bem-vindo para olhar para fora. Procure a ajuda de amigos, familiares e clientes para escolher os termos. Por exemplo, jogue perguntando quais palavras estão relacionadas a seus produtos e serviços. Sente-se com amigos para um rápido brainstorming para determinar os termos que se adequam à sua lista.
Seja um profissional específico
Como já falamos, quanto mais específica for a palavra-chave, melhores são as chances de atingir o seu público-alvo. Como, por exemplo, uma plataforma de cursos online terá os seus cursos como sendo as palavras-chave.
Pesquise sempre por sinônimos
Se você seguir as três primeiras dicas você irá conseguir montar uma excelente lista com as melhores palavras e expressões muito úteis para o seu site.
Com isso, busque trabalhar com sinônimos, plurais e até possíveis combinações. Com, por exemplo, uma loja que vende produtos de pet shop, usará as seguintes palavras-chave: cachorro, gato, pet, banho e tosa, veterinário, entre outros. Todas as palavras deverão ter o volume e um peso muito relevante nas buscas.
Teste a eficiência dos seus termos
Por fim, você deve inserir sua lista de palavras em ferramentas on-line como o Google Ads para ver se elas realmente obtêm uma alta frequência de pesquisas. Você também pode verificar a concorrência e estimar o custo das palavras-chave selecionadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.