Como escolher a plataforma CDP ideal para sua empresa farmacêutica

Escolher um bom CDP para setor farmacêutico é importante para que as drogarias possam otimizar seus resultados em vendas e marketing. Ter uma plataforma de dados dedicada a coletar e gerenciar informações sobre seus clientes é muito útil para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Em especial para este setor, onde há cruzamento de dados relevantes sobre clientes, possíveis necessidades médicas, remédios, vitaminas e demais produtos que podem ser recomendados para indivíduos com dados e históricos específicos. 

Saiba mais +

O que é o CDP?

O CDP - Customer Data Platform -, ou Plataforma de Dados de Clientes em sua tradução, é um software que coleta e unifica informações de seus clientes. Este serviço é programado para conseguir coletar dados de diversas fontes, e assim oferecer essas informações de maneira organizada para que o setor de vendas e marketing possa usá-las. 

O serviço pode ser utilizado tanto em drogarias físicas quanto em e-commerces, e integra ambos bancos de dados em um só. Desta forma os vendedores e todo colaborador da empresa tem uma visão completa do perfil de cliente, centralizada e bastante diversificada. 

Quais os principais desafios das empresas farmacêuticas que um CDP pode resolver?

Antes de aproveitar os benefícios de uma CDP uma farmácia deve reconhecer os desafios consideráveis de adaptar essas ferramentas para sua realidade, como definir a fonte dos dados e a forma de integração. Isso deve ser bem alinhado para o bom funcionamento da plataforma.

Treinar os colaboradores e passar a integrar ativamente o CDP em sua empresa também pode se tornar um desafio, afinal assumir novas responsabilidades pode ser bastante difícil para uma equipe. Quanto melhor for preparado o CDP para setor farmacêutico, mais otimizado será seu uso. 

Quais são os principais critérios para escolher uma plataforma CDP?

Escolher uma plataforma CDP para a farmácia pode ser um tanto complicado, por isso recomenda-se a criação de alguns critérios que avaliam a melhor escolha possível para seu estabelecimento. Entre alguns, podemos citar: 

  • Facilidade na integração da ferramenta; 
  • Possibilidade de integrar grande volume de dados; 
  • Flexibilidade no uso do software. 

Todos esses critérios podem ser importantes para a sua farmácia escolher a plataforma ideal. Sempre busque entender bem como funciona o serviço antes de contratá-lo, para isso conte com o Portal Tudo Sobre CDP, onde você pode aprender todos os detalhes dessa plataforma. 

As melhores plataformas CDP para o setor farmacêutico

Existem algumas plataformas CDP que são muito boas para o setor farmacêutico, como a CDP Tealium e a ferramenta da Adobe. Ambas são algumas das melhores plataformas CDP que podem ser adaptadas para estabelecimentos farmacêuticos, com alta possibilidade de gerar melhores vendas e marketing. 

Como implementar um CDP com sucesso em sua empresa farmacêutica?

Para implementar um CDP de qualidade é preciso que a drogaria seja muito bem analisada e tenha um processo organizado de vendas e marketing. O CDP serve para otimizar estratégias de vendas e marketing que já existem, e até mesmo podem servir de base para uma totalmente nova, mas depende estritamente de uma equipe coordenada e profissional.

Portanto, sempre invista na plataforma quando já tiver uma equipe consolidada ou que ao menos esteja engajada com vendas e marketing. Este é um cuidado que aumenta as possibilidades da plataforma e até mesmo seu aproveitamento. 

E, atente-se com as dicas e todas informações que pode encontrar no Portal Tudo Sobre CDP. Lá você pode entender mais as aplicações do CDP para setor farmacêutico e como adaptá-los para este tipo de empresa, além de descobrir como enriquecer suas estratégias de vendas e marketing com os dados dos seus clientes. 

Espero que o conteúdo sobre Como escolher a plataforma CDP ideal para sua empresa farmacêutica tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios e Política

Conteúdo exclusivo