Conheça os principais problemas no e-commerce:
- Reclamações de clientes em redes sociais
- Não ter site responsivo
- Não utilizar SEO
- Perda do controle de estoque
- Frete caro
- Prazo de entrega
- Abandono de carrinho
Você pode ter os melhores produtos e uma loja incrivelmente atrativa, mas isso não impede que os principais problemas no e-commerce apareçam. Vamos saber mais sobre eles e como evitá-los? Continue nos acompanhando.
Top 7 problema no e-commerce e as possíveis soluções
1. As reclamações dos clientes por meio das redes sociais
Nada mais frustrante para um consumidor do que tentar conversar com a loja para resolver o problema e não conseguir. Como o cliente se vê sem saída, ele opta por fazer uma reclamação pública por meio das redes sociais, onde sabe que terá uma resposta rápida.
Mas nem sempre é a ausência de meios de comunicação que gera esse ruído. É frequente lermos reclamações sobre a ausência de retorno ou demora em respostas.
Mas como evitar esse tipo de conflito com o consumidor?
1.1 Adote SAC no e-commerce
O SAC no e-commerce é a melhor estratégia que você pode adotar quando o assunto é comunicação. Veja abaixo as opções de comunicação que você pode adotar:
- Telefone
- Atendimento presencial
- FAQ
- Chatbot
- Redes Sociais
O ideal é que você tenha todos para evitar problemas no e-commerce. Caso não seja possível, você precisará conhecer melhor o seu público e saber quais são os meios de comunicação que são os preferidos para implementar seu SAC.
Dica: WhatsApp e redes sociais (Facebook e Instagram, principalmente) são os meios preferidos da maioria dos consumidores.
2. Site responsivo
Se o site do seu e-commerce não se adaptar à tecnologia utilizada pelos clientes, você pode estar perdendo muitas vendas. Isso se dá por não proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Conheça as vantagens de ter um site responsivo:
- Melhora a experiência do consumidor;
- Oferece mais interatividade
- Ampliação da visibilidade do e-commerce
- Aumenta as vendas
- Diminui a taxa de rejeição
- Melhora o ranqueamento nas páginas de pesquisa, como o Google
2.1 Como ter um site responsivo?
Existem duas formas de fazer isso: contar com uma equipe especializada que irá fazer as alterações no layout ou contratar uma plataforma de marketplaces.
Caso queira contratar um desenvolvedor ou já tem uma equipe especializada para isso, saiba que é um processo que pode ser demorado e oneroso. Tudo isso vai depender da experiência e disponibilidade dos profissionais
Agora, se você precisa de uma solução rápida e mais em conta, as plataformas de marketplace são uma boa opção. Por exemplo, existe uma solução da empresa olist que se chama Olist Store.
Por meio do Olist Store você anunciará seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil. Além disso, o layout é completamente responsivo, o que já elimina um grande problema no e-commerce e aumenta as suas vendas.
3. Não utilizar SEO na loja virtual
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para melhorar o posicionamento da sua loja nos sites de busca. Sem essas estratégias, pode ser que aconteçam problemas no e-commerce para conseguir um bom ranqueamento.
Você pode contratar uma pessoa especializada para fazer isso para você ou pode tentar sozinho fazendo o seguinte:
- Conteúdos com qualidade e relevância
- Trabalhe palavras-chaves relevantes nos títulos e nas descrições dos produtos
- Invista em Call to Action, que é um meio de induzir o consumidor a fechar a compra, adicionar mais produtos ou o que mais desejar. Isso pode ser feito por meio de botões e janelas
- Coloque links relevantes nas publicações, tanto para outros produtos como para sites com boa visibilidade e corroborem para seu conteúdo
4. Perda do controle de estoque
Perder o controle do estoque é muito fácil. Basta uma desatenção e as informações do seu banco de dados não batem mais com o número de produtos disponíveis.
Esse é um dos grandes problemas no e-commerce e pode afetar muito o seu negócio. Afinal, qual cliente fica feliz ao efetuar uma compra e logo em seguida receber a mensagem de que o produto não está mais disponível?
Para resolver esse problema você pode fazer um controle por planilhas e também implementar uma solução em seu e-commerce.
5. Frete caro
O frete caro é algo que acaba fazendo o cliente repensar suas compras e muitas vezes abandonar o carrinho. O que fazer nessa situação?
Primeiro, você pode restringir a sua área de atuação e trabalhar apenas em regiões próximas ao centro de distribuição. Mas se você pensa grande e a restrição geográfica não te agrada, é hora de buscar parcerias.
Sendo assim, você pode contratar transportadoras para fazer a distribuição e não ficar dependendo apenas das agências dos Correios. Outra solução é abrir centros de distribuição em áreas que facilitem a distribuição dos produtos vendidos.
6. Prazo de entrega
Esse problema poderia entrar junto com o frete, mas precisa de atenção especial. Com o forte imediatismo que vemos nos consumidores, às vezes vale a pena pagar mais caro, desde que a compra chegue antes.
Por isso, pense em soluções que agilizem o prazo de entrega e que também sejam mais baratas.
7. Abandono de carrinho
O abandono de carrinho pode se dar por diversos motivos, inclusive pelos seis problemas no e-commerce que foram relatados anteriormente.
Para evitar que isso aconteça, disponibilize o cálculo de frete antes da etapa do carrinho, como os marketplaces fazem. Além disso, veja se seus preços estão condizentes com a concorrência.
Outro fato que dificulta bastante a finalização das compras é não oferecer meios de pagamento que agradem o cliente. Quanto mais meios (Pix, boleto, cartão…), melhor será.
Por fim, adote estratégias de marketing como botões e janelas com Call to Action.
Agora que você já sabe como evitar os mais recorrentes problemas no e-commerce, o que está esperando para melhorar sua loja e vender mais? Desejamos bons negócios!
Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.